segunda-feira, 20 de agosto de 2007

20/08/2007 - NÃO PERCA O FOCO

Esse foi mais um final de semana repleto de bênçãos e vitórias. Muitas coisas boas têm acontecido nesses últimos dias. Posso ver muitos acontecimentos se encaixando, se completando, e a promessa do Senhor cada vez mais próxima de se concretizar. O Espírito está se movendo e eu tenho pedido a Deus discernimento para enxergar as coisas que estão acontecendo. De fato, servir a Deus é algo maravilhoso. É como viver em um filme, a gente nunca sabe exatamente o que vai acontecer, mas, como cristãos, podemos ter a certeza de que teremos um final feliz, pois somos vitoriosos. Antes de prosseguir, quero compartilhar aqui uma batalha que eu acabei de vencer agora, nesse instante. Estava disposto a chegar em casa, ligar o computador e usá-lo de maneira indevida, o que me faria pecar. Foi Deus que me permitiu escrever no blog antes, pois apenas nessas primeiras linhas o Espírito Santo me convenceu da minha intenção pecaminosa e, portanto, eu acabei de deletar do meu computador todos os arquivos que poderiam me fazer cair. É sempre assim. Quando estou caminhando no propósito do Senhor, o diabo tenta me pegar nos meus pontos fracos, e confesso que em muitas situações ele já conseguiu. Mas eu agradeço ao Senhor pelo discernimento e pela força que Ele me dá para resistir o pecado agora. Obrigado, Senhor, pois mesmo tentado o Senhor não me permitiu perder o foco. “E as lutas vêm tentando me afastar de Ti. Frieza e escuridão procuram me cegar. Mas eu não vou desistir, ajuda-me, Senhor. Eu quero permanecer contigo até o fim”.

Na quarta-feira passada o Leandro (TB) me convidou para pregar na Sexta Jovem. Aguardei a confirmação e lá estava eu. Foi uma experiência muito especial a sexta-feira passada. Eu nunca fui muito chegado a pregar porque fico sempre muito nervoso. Me bate uma sensação de “falta de conhecimento suficiente” que me intimida, sei lá. Já fui convidado umas três vezes para pregar no domingo, mas recusei os convites. Eu acho que quando for o tempo certo, Deus vai dar paz ao meu coração. Mas com relação à sexta, hoje em dia eu estou mais tranqüilo. Pedi a Deus que me desse uma palavra e Ele me deu. Foi bênção. Se a palavra não tocasse no coração de ninguém, já teria valido a pena, pois o meu já havia sido tocado desde quando eu estava preparando em casa. Tinha horas que eu parava de digitar para adorar ao Senhor. Enfim, foi uma experiência muito boa, uma palavra viva e propícia para os tempos em que estamos vivendo. Um dia, quem sabe, eu compartilhe aqui.

No sábado de manhã, fomos estudar o livro de Jeremias na casa do Igor. Mais um momento especial. Estamos estudando a vida do profeta e analisando as possíveis razões pelas quais ele deve ter relutado em obedecer prontamente o chamado do Senhor. Uma das razões foi o sentimento de incapacidade diante do desafio proposto pelo Senhor. Foi bom nos identificarmos com o profeta nesse aspecto, pois muitas vezes também nos sentimos assim diante dos desafios. Nessas reuniões, o Senhor tem nos revestido de autoridade para prosseguirmos em nosso combate. As lutas têm sido grandes, mas maiores têm sido as nossas vitórias. Também pudemos dialogar sobre nossas impressões sobre o que Deus tem feito em nosso meio enquanto PIB de Moça Bonita. Ali, o Senhor já começou a nos curar de muitas coisas que estavam guardadas dentro de nós, coisas que precisam ser saradas para que o rio de Deus flua através de nós.

Mas uma das coisas que mais me marcaram nesse final de semana foi o Entre Jovens. Ele realmente foi uma bênção! Desde o início, já sentíamos a presença de Deus através das orações. Entregamos os pedidos ao Senhor, adoramos, levantamos clamores diante de tudo o que foi colocado na reunião e isso fortaleceu o meu coração. Logo depois, Rafael deu uma palavra sobre o livro de Jeremias e compartilhou justamente aquilo que Deus tem falado ao seu coração nos estudos que temos feito aos sábados pela manhã. Eu achei interessante ele compartilhar que muitas vezes, quando desafiado a fazer algo para o Senhor, se sente incapaz, assim como o profeta. “Mas eu, Senhor?”. E eu agradeço a Deus pela vida do Rafael porque mesmo diante das suas dúvidas, Deus o usa de uma forma tremenda - ele é meu braço direito! Oro para que ele continue se apresentando ao Senhor como instrumento disponível para a Sua obra, pois capacidade mesmo nenhum de nós temos, ela vem do Senhor. Em seguida, louvamos ao Senhor sem nenhum instrumento, só no “gogó” mesmo. Depois disso, após uma brincadeira com alguns casais de namorados, Sadson e Flávia assumiram a palavra de testemunharam sobre como se conheceram, o namoro, o casamento e os dias de hoje enquanto casal. Foi interessante para todos nós ver ali um casal feliz, estruturado e no centro da vontade do Senhor. Em um mundo sem referências familiares, isso é raro. Não dá pra contar detalhes, mas como foi bom esse momento! Vale lembrar que o Entre Jovens dessa semana estava em um clima de “sala de estar” como nunca antes. Estavam todos muito à vontade. Foi o Entre Jovens mais próximo do que eu sempre sonhei. Depois de tudo isso, ficamos bastante tempo na sala conversando e comendo um lanche maravilhoso feito pela equipe de recepção. Durante esse momento, os testemunhos espontâneos sobre o Entre Jovens me edificaram muito. Confesso que em determinado momento, lutando contra minha própria carnalidade, eu precisei focar meus olhos no Senhor e declarar em alta voz: “Senhor, muito obrigado porque o SENHOR foi quem fez tudo isso. Eu não sou nada, eu não mereço nada, sem Ti eu não posso nada. Continue me capacitando e não permita que eu perca o foco”. Foi mais um encontro muito bom, glórias a Deus por isso.


Sobre o domingo, quero apenas destacar que antes do culto da noite nos reunimos como equipe de louvor para adorarmos a Deus. Eu amo esses momentos onde podemos adorá-lo com total liberdade. A presença de Deus é algo incrível. Em um momento você chora, em outro você ri, em outro você brada, eu outro você adora simplesmente com o seu silêncio. E o Senhor recebe tudo. Fomos fortalecidos para prestar culto ao Senhor com toda a igreja. Ainda assim, na hora do louvor, tive muita dificuldade porque o retorno estava péssimo. Não tem coisa pior para quem canta do que cantar sem retorno. Eu lutava conta mim mesmo para não deixar de dar o meu melhor para Deus, mesmo com toda aquela dificuldade, mas era muito difícil. Eu realmente estava muito distraído por causa desse contratempo. Mas, em tempo, as coisas melhoraram o pouco suficiente pra que eu, de fato, ministrasse o louvor. É uma luta, gente! Quando alguém me ver lá na frente apontando para a orelha, comece a interceder, rsss... Mas foi bênção, graças a Deus.

Desde semana passada eu estou me sentindo um pouco frágil no que diz respeito a amizades. Estou sentindo falta de alguns dos meus amigos. Muitas vezes eles até estão do meu lado pra lá e pra cá, mas às vezes me parece um pouco superficial. Sinto falta uma companhia mais próxima, das nossas conversas, não sei. Hoje, por exemplo, me senti um pouco mal porque percebi que não encontro em algumas pessoas o cuidado e atenção que eu dou a elas. Eu não faço nada para receber alguma coisa em troca, mas é bom quando você percebe que as pessoas se importam com você. Entretanto, preciso aprender também que cada um tem uma maneira de demonstrar isso, tenho consciência disso. Enfim, só estou registrando, tenho certeza que daqui a pouco estarei bem melhor! Aliás, só de desabafar aqui já estou melhor, hehehe...

Que Deus te dê uma semana na presença dEle. Não perca o foco. Mire nele, persiga-o.

6 comentários:

Unknown disse...

Fala Thiaguim.. blza?
Bom saber, e ler o que dizes aqui.. geralmente como boa brasileira tenho preguiça rsrs.. mas no final, por vezes é tão bom entender o que vc demonstra.. sabe?
Mas é isso aí.. FOCO é o segredo do sucesso em todas as áreas da vida (na minha opinião).. Principalmente na espiritual! Né?
Infelizmente perdi no sábado, mas foi por uma boa causa, e DEUS com certeza queria, e conseguiu me ensinar coisas que eu precisava com urgência compreender, e obedecer.. tb é benção! Fala tu? heheheh...

Beijooo pra você garoto.. boa semana e até sábado! =D

Unknown disse...

OLá thiago, foi mt bom ler o que vc escreveu aqui sobre não perder o foco. À medida que ia lendo, me dava uma vontade enorme de conversar intimamente com vc. Acho que precisamos achar esse tempo. Cada palavra sua me fez reviver os momentos de entrevista que tenho com as pessoas vocacionadas que se apresentam pra estudar no ICER. Percebo que as experiências, apesar de diferentes, caminham sempre numa mesma direção:Fazer a vontade do Pai, ser incomodados pelo Espírito, sentir-se incompetentes para tão grande obra, e sofrer as artimanhas de Satanás, mas com um discernimento incrível dado por Deus, que se trata de artimanha, e a certeza da vitoria qdo rendidos dizemos: Eis me aqui Senhor, usa-me a mim. Firme-se no foco. Aproxime-se de pessoas experientes na luta constante de viver dignamente a vida cristã, Não se afaste da Palavra, pq o discernimento vem através dela e leia sempre o Salmo 01. versículo por versículo e o resultado será o que vc já tem experimentado:Serás como a arvore plantada, junto a ribeiros de aguas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará.
Deus o abençoe. Amo muito você. Conte comigo. bjs

Anônimo disse...

Thiiiiii, tive q vir aqui hoje em prestações, rsrs, uma p/ ler e agora p/ comentar, rsrsrs. Não parece mas eu trabalho mtoooo, ahuahuahuahuahuahuau. O ruim q qndo vc tá lendo, dá vontade de comentar logo, mas depois q passa um tempinho, meus pensamentos ficam confusos e não sei mais o q escrever, kkkkkkkkkkkk, enfim, ah lembrei, tudo o q eu falei brincando c/ vc depois do culto sexta q vc pregou é a pura verdade, Deus está te capacitando mtooooo, senti uma firmeza tão grande c/ a exposição da sua mensagem q parecia q vc era Pastor há mto tempo, rsrs, sériooooooo. Thiiii, não perder o Foco, isso foi tudo pra mim hoje, esses últimos dias não li a Bíblia, mas não posso perder o Foco, obrigada por abençoar tanto a minha vida. Queria mto retribuir isso a vc, espero e quero mto ser bênção p/ sua vida!
To indo, depois eu volto p/ escrever mais!
Amooooo vc!
Bjnhs

Ricardo Régener disse...

Pra tu Thiago:

"Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

-----------

É a palavra de Deus: força e ânimo para vencer ao mundo e ao pecado! Porque é através de você e de outros "Josués" que esse povo vai ser conduzido para dentro da promessa de Deus pra nossa terra, e nosso povo.

Boa semana pra tu!!

Coxinha disse...

FALA MEU CAMARADA .. DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS .. EU TENHO ANDADO SUMIDO DA NET .. TENHO CHEGADO MORTINHO EM CASA ... MAS TÔ DE VOLTA. é , MEU AMIGO ...QUANTO MAIOR A LUTA MAIOR A VITÓRIA . EU SEI OQ VC ESTÁ PASSANDO. MINHA ORAÇÃO É PRA QUE DEUS TE DÊ CADA VEZ MAIS FORÇAS PRA LUTAR. ESTAMOS JUNTOS NESSE BARCO . EU ORO POR "THI" E TU ORAS POR MIM ...FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO. ORA POR MIM TB QUE TÁ SINISTRO. UM GRANDE ABRAÇO ...

Anônimo disse...

Thiii....eu disse que ia vir aki,aki estou EU...rsrs
Foi muito bom o Entre Jovens e melhor ainda foi o momento com a Equipe fui tudo muitooo lindooo maravilhoso!!!
Que Deus nos de muita sabedoria e força de vontade para com a obra dele cada vez mais,e saibas que se precisar de mim estarei aki pronta a ajudar.
Bjim