segunda-feira, 13 de agosto de 2007

14/07/2007 - AS CONSEQÜÊNCIAS DO EIS-ME AQUI

Fui à igreja na sexta-feira para ministrar o louvor na cerimônia de formatura do ICER. Apesar de cansado fisicamente, pude ouvir palavras muito especiais e que vem de encontro a tudo o que Deus tem ministrado ao meu coração. Além disso, foi maravilhoso ver mais uma vez pessoas que têm se preparado para a obra do Senhor. Um dos preletores falou sobre Ananias, na passagem de Atos 9. Quando o Senhor chamou Ananias, sua resposta foi “Eis-me aqui”. A partir daí Deus pôde usar sua vida. Deus o enviaria para abençoar a vida de Saulo – que se tornaria Paulo. Ainda que temeroso, pois Saulo era um perseguidor, Ananias creu nas palavras do Senhor que diziam “Vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios”. A reflexão girou em torno da resposta de Ananias “Eis-me aqui”. Quando nos apresentamos diante do Senhor, precisamos estar dispostos a enfrentar situações desconfortáveis e temíveis. Além disso, Deus colocará diante de nós pessoas que, aos nossos olhos, são muito difíceis, mas que podem se tornar bênçãos para toda a humanidade – como Paulo foi.

Durante a madrugada de sexta para sábado, Deus me deu uma estratégia para utilizar no ensaio para o Alternativa Jovem. Pesquisei reportagens e fotos sobre a violência no Rio de Janeiro. Senti que precisava relembrar aos componentes da equipe sobre a situação em que nós estamos vivendo e, portanto, a urgência de nos levantarmos para proclamarmos a paz de Cristo. Confesso que foi muito doloroso, principalmente quando pesquisei algumas fotos na internet sobre a favela do Alemão. A situação realmente está caótica. Meu coração apertava. Creio que esse é o sentimento que o Espírito quer e precisa gerar no coração da igreja nos dias de hoje, pois é a nossa indiferença a causa da nossa omissão.

Pela manhã, tivemos um momento muito gostoso no ensaio. Depois da reflexão baseada nos recortes de reportagens e de um momento de oração, ensaiamos as músicas da noite em um clima bem leve. O ensaio foi bem produtivo. Preciso destacar que a música “Tua presença” ficou linda! Em uma das vezes em que a ensaiamos, pude ver todo o grupo adorando ao Senhor totalmente livre das preocupações típicas de ensaio. Amo ver os instrumentistas se entregando por completo. A atmosfera estava perfeita, eu tive vontade de chorar, mas me contive. Mesmo que não a cantássemos à noite, acho que já teria valido a pena. Além disso, ensaiamos “Vitória na Cruz” e “Tempo de Festa” – que ficou melhor ainda com algumas modificações que fizemos. Depois do almoço continuamos o ensaio, dessa vez para o culto de domingo.



À noite, quando cheguei ao local do Alternativa Jovem, fiquei preocupado com os atrasos na montagem da estrutura e do som. Tivemos muitos problemas técnicos. Na praça, uma ameaça de curto circuito ficou fazendo um barulho muito estranho. Enquanto algumas pessoas tentavam resolver, orei ao Senhor para que nenhum mal nos acontecesse ali. Graças a Deus passou. O som também nos deu muitos problemas – aliás, conversando à tarde com o Igor, decidimos que em breve vamos fazer uma campanha para restaurar a nossa estrutura. Apesar disso, as coisas fluíram. Assumi o microfone e dei início à programação. Confesso que me esforcei muito para não me distrair, pois o som ficou muito ruim quando começamos o louvor. Era difícil fazer cara de que não estava acontecendo nada, rsrs. Mesmo assim deixei Deus cuidar da situação e usar as pessoas que estavam ali responsáveis por isso. Com o tempo foi melhorando. Grande Robson!


Muitos grupos de oração foram se levantando ao longo do evento. Era maravilhoso ver rodinhas de intercessão antes e durante toda a programação. O Pr. Roberto nos trouxe uma palavra sobre a paz e a segurança que o Senhor pode nos dar. Em seguida, e caminhando para o término da programação, o Pr. David Baeta orou intercedendo pelo bairro de Padre Miguel (gostei de vê-lo na programação).


Confesso que estou no início de um aprendizado muito importante para a minha vida: preciso depositar as minhas expectativas no Senhor, porque Ele nunca falha. As coisas materiais falham, as pessoas falham, mas o nosso Deus não falha. Ele é fiel. Por isso minha expectativa deve estar nele. Como escrito em II Co 5:7, nós não andamos por vista. Não podemos ser guiados pelo que nossos olhos podem ver ou pelo que nosso coração enganoso nos diz. Precisamos caminhar pela fé. Mesmo com todos os contratempos que enfrentamos antes e durante a programação, posso descansar na promessa de que a Palavra de Deus nunca volta vazia. Fizemos tudo o que poderíamos fazer. É claro que queremos fazer mais - muito mais - mas a batalha de hoje foi vencida. Antes de sair de casa, dei uma suspirada em voz alta e disse “seja o que Deus quiser”. E creio que foi como Deus quis. Que venham as próximas batalhas, Senhor. Batalha nunca é fácil, mas uma vez que eu disse “Eis-me aqui”, eu quero estar pronto para enfrentar o que for por amor a Ti. E em Ti eu sou mais que vencedor.

Nenhum comentário: