segunda-feira, 13 de agosto de 2007

13/08/2007 - ISMAEL OU ISAQUE?

Estou de casa nova! O Blog da Uol estava apresentando uma série de problemas, então resolvi me mudar pra cá. O conteúdo permanece o mesmo. Até que é mais bonito né? Gostei de colocar essa foto minha grandona aí em cima, hehehe! E por falar em fotos, acho que aqui vou ficar mais à vontade para ilustrar meus posts. Enfim, que Deus continue nos abençoando através desse instrumento tão poderoso que é o blog.

O sábado foi mais um dia inteiro na presença de Deus! Meus últimos sábados têm sido ótimos! De manhã, iniciamos aquele estudo que falei há algum tempo aqui no blog. Foi maravilhoso. Alguns amigos vieram aqui em casa e, juntos, começamos a estudar o livro de Jeremias. Como Deus nos falou! Bíblias, dicionários, livros de apoio, comentários bíblicos, tudo ao nosso alcance para melhor estudarmos a Palavra do Senhor. É tremendo perceber que a Palavra de Deus é viva. Eu já tenho um carinho muito grande por essas nossas reuniões. Deus vai fazer ainda mais. A nossa comunhão também foi algo maravilhoso. O frango assado demorou, mas chegou, rs! Eu agradeço a Deus pela equipe de louvor, porque são amigos que vou carregar comigo pro resto da minha vida. Que Deus abençoe esses servos valentes. Semana que vem é na casa do Igor!

A primeira experiência do Entre Jovens em um novo formato também foi algo maravilhoso. Começamos com uma reunião de oração liderada pela Patrícia e pela Inês (promessa de Deus cumprida!). Logo em seguida, seguimos com a programação que, dessa vez, foi feita em roda e com uma constante participação de todos. Quero destacar a esquete que os meninos fizeram. Muito engraçada! Em seguida, depois de uma dinâmica com palitos de fósforo, o Igor trouxe uma palavra sobre o mercado de trabalho, especificamente sobre como elaborar um currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Todos estavam muito interessados. Se deixasse, ficaríamos a noite toda conversando, o assunto rendeu. Eu louvo a Deus porque sinto esse projeto se reerguendo e, dessa vez, com mais força. Voltei para casa muito feliz. Agradeço a Deus pela vida de cada voluntário que tem vestido a camisa. É isso aí, gente. Deus está levando nossas vidas para além do que nós podemos imaginar. Apesar de ter ouvido palavras muito duras esses dias, críticas sem cabimento, estou certo de que Deus está peneirando em nosso meio, juntando os que estão disponíveis e afastando os que não têm somado. Obrigado, Senhor.

Parece que, depois de dois meses sem compor, Deus está querendo me dar algumas músicas. Hoje, voltando para casa, cantarolei a melodia de duas novas canções. Particularmente, gosto muito desse processo de “gestação” e fico ansioso para que as músicas nasçam logo! Dessa vez, acho que estou “grávido” de gêmeos, rsrs... A última que fiz se chama “Teu tempo”. Eu a compus no dia seguinte ao término do meu último namoro. Eu ainda estava meio abalado, mas a certeza que Deus colocava no meu coração era de que Ele tinha coisas boas reservadas para mim e que eu não precisava me preocupar. A canção veio de repente, letra e música de uma vez só, sem alterações ou ajustes posteriores. Isso ministrou muito ao meu coração, porque me lembrei da história de Abraão. Abraão tinha a promessa de Deus de que seria o pai de uma grande nação. Deus daria a ele um filho. O tempo passou e, não vendo sinal do cumprimento da promessa, Abraão decidiu dar uma “mãozinha” para Deus e isso resultou em Ismael. Mas a promessa de Deus não era Ismael. As infindáveis promessas que Deus já havia feito não viriam por meio de Ismael. Deus queria provar através da vida de Abraão que Ele tinha todo o poder. Ismael era algo que estava ao alcance de Abraão. Mas a promessa de Deus estava na esfera do impossível. Deus permitiu que Abraão e sua esposa Sara alcançassem um estágio onde uma gestação dependesse exclusivamente de um milagre. Foi aí que Deus permitiu a gestação e o nascimento de Isaque – o filho da Promessa. Mas o que isso tem haver com a música? Deus permitiu que, justamente essa música que fala sobre promessas, chegasse até mim pronta! Eu não tive que fazer como outras canções que já compus. Geralmente faço letra num dia, melodia em outro, ajusto aqui, encaixo ali e isso demora um pouco, requer certo esforço e dedicação da minha parte. Mas essa eu não coloquei a mão, e senti Deus falando comigo através desse detalhe porque são assim as promessas de Deus. Deus não precisa das nossas intervenções. O nosso papel é esperar o tempo certo para que as promessas venham à luz. Esperar. Quando a gente tenta colocar a mão nas coisas que cabem a Deus manipular, atrasamos tudo. Trazemos à luz um monte de “Ismaéis”, sendo que eles não fazem parte da promessa. A promessa de Deus é Isaque. Ismael é o que a gente pode fazer, mas Isaque é o que Deus pode fazer. Ismael é o possível, mas Isaque é o impossível.

Eu não estou dizendo que se Deus prometeu a você um futuro bem sucedido, por exemplo, você não deva estudar e batalhar por isso. Muito pelo contrário. A questão está muito mais relacionada ao esperar e ao confiar. Abraão não conseguiu esperar o tempo determinado pelo Senhor para que pudesse usufruir da promessa. Por isso, foi atrás do que lhe parecia mais garantido a fim de apressar as coisas, ao invés de depositar a sua confiança exclusivamente no Senhor. Enquanto escrevo aqui, nesse momento, Deus fala muito ao meu coração. Estou passando por algumas situações onde nada posso fazer. Preciso depender exclusivamente dEle. Oro para que eu não me apresse e acabe providenciando um Ismael para saciar minha ansiedade. Eu prefiro esperar pelo Isaque e confiar que ainda que tudo pareça estéril, o Deus que prometeu pode e vai trazê-lo à luz. Eu não ia escrever sobre isso hoje, mas o Espírito Santo me moveu a fazer isso. Que Deus ministre sobre a sua vida.

Teu Tempo
Thiago Pires

Esperar em Ti, descansar em Ti
Como um filho que anseia pelo presente do Pai
Assim meus olhos estão, olhando para Ti
Aguardando o teu gesto E atento à tua voz

O que olhos não viram
E nem ouvidos ouviram
E o que jamais penetrou no coração do homem
É o que tu tens pra mim, reservado para mim
Tua promessa não falha, mas aguarda o teu tempo
Eu aguardo o teu tempo, Senhor

8 comentários:

Anônimo disse...

Oiiiiiiiii Migo Lindoooo!
Q lindo sou a 1ª comentar aqui no seu blog novo, pelo menos no post novo, rsrsrs, acho, rs!
To aqui quase chorando, rs, tu não tem noção como é bom ler o seu blog, senti Deus através das suas palavras, mto bommmmmmmmmmm! Agradeço a Deus pela "disponibilidade de tempo" q tenho aqui no meu estágio p/ edificar a minha espiritual, pq posso separar um tempo p/ vir aqui, p/ ler a Bíblia on line, rs, e isso tem me fortalecido mto, pq como eu disse na reunião de oração, meu dia-a-dia tá sendo uma correria só, saio de casa cedinho e só chego mto tardeee, mas Deus é mto Fiel, Ele conhece os desejos dos nossos corações, e nos ajuda. Esperar... Como essa palavra é difícil na prática, mas tenho aprendido tbm a Esperar em Deus! Em quanto estava lendo a letra da sua música, lembrei-me do dia q vc a cantou num culto de Sexta! Thi, tenho mto orgulho de vc, rsrs, q amigo abençoado q tenhooooo! Eu sei q vc não é "Super-Herói", mas sei q através da sua vida, Deus te usa, e vc é canal Dele p/ nos abençoar! Continue sempre assim, Firme na Rocha, Esperando o Tempo do Senhor, pois mais q seja difícil p/ nós, é o melhor q podemos fazer! Agora vou trabalhar, pq não posso abusar mto, rsrsrsrs. Te amooooo mtoooooooooooo!
Ah, gostei da casa nova!
Rsrs
Bjnhssssssssssssss

Anônimo disse...

Retificando:
... tenho aqui no meu estágio p/ edificar a minha 'vida' espiritual...

....'Enquanto' estava lendo a letra da sua música...

Nossa, nossa, se meu pai ler isso me mata, rsrs, mas foi sem querer, foi a pressa, rsrs.

Só fui ler depois q enviei, e como aqui não posso apagar e mandar de novo, tive q apelar p/ um 2º comentário, rsrs.

Ricardo Régener disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Régener disse...

Ae Thiago! Aprovei a mudança pro Blogger! A quantidade de recursos nem se compara com o UOL, hehehe. Que modelo de layout tu escolheu pra colocar essa foto aí? Ficou maneiro! Depois tu tem que me ensinar que eu quero aproveitar a idéia pra adaptar o layout do meu também. (Maneira a foto também, se eu não me engano fui eu que bati! Me trás boas recordações).

Enfim: tremenda essa abordagem sobre Ismael e Isaque! Nunca havia pensado dessa maneira: aquilo que eu posso fazer no natural, e aquilo que só Deus pode me dar. Tremendo! Essa canção que Deus te deu é linda, é como um filho da promessa mesmo: parece com você, mas tem sobretudo toques de sobrenatural pra vir a existência. Aguarde, porque Deus ainda está pra te dar novas canções que tu num vi acreditar de tão lindas.

Abração!!!

Anônimo disse...

ééé´
aderiu ao blogspot neh..
aquele uol tava muito feinho...rsrs
bom..naum sei se vc viu o meu último comentário aqui...
eu disse que estava muito afim de trabalhar com vc e tbm com os adolescentes para fazer alguma coisa em Pe. Miguel, num sei o q...
sei lah..
se vc tiver precisando de alguém..pode conntar comigo..
bjs

Anônimo disse...

Oi eu li o seu blog, sou evangélica não tão ativa quanto vcs, Parabéns Thiago que Deus continue te usando e usando esses jovens só um parentese nisso tudo...
como vc é lindo, que sorriso e que olhar cativante...não podia deixar de elogiar e não vá me achar uma falsa crente até pq se eu fosse falsa diria que vc é feio apenas estou sendo verdadeira...rsrs...
Deixando o flert de lado gostaria de saber o que vcs estão lendo, falando sobre a guerra na faixa de gaza ? no momento estou pesquisando bastante para entender essa guerra e como leitora da bíblia é nitido que essa guerra vem da animosidade(adversidade) de dois irmãos Ismael(árabe, mulçumano) e Isaque (judeu)Agar foi expulsa com seu filho se pesquisarem verão que eles foram parar em terras árabes, no próprio alcorão eles reconhecem como filho da promessa Ismael e não Isaque. Na bíblia há relatos dessas brigas de irmãos por conta das terras, muito interessante, Israel tem uma faixa ocupada por muitos árabes e mulçumanos que não querem ceder as terras por acharem que eles(mulçumanos) tem mais direito, como herança... Pesquisem sobre isso... quem sabe eu não dê mais uma passadinha nesse blog não é mesmo??
abracejos.

Sandrinha!

Sandrinha disse...

Oi eu li o seu blog, sou evangélica não tão ativa quanto vcs, Parabéns Thiago que Deus continue te usando e usando esses jovens só um parentese nisso tudo...
como vc é lindo, que sorriso e que olhar cativante...não podia deixar de elogiar e não vá me achar uma falsa crente até pq se eu fosse falsa diria que vc é feio apenas estou sendo verdadeira...rsrs...
Deixando o flert de lado gostaria de saber o que vcs estão lendo, falando sobre a guerra na faixa de gaza ? no momento estou pesquisando bastante para entender essa guerra e como leitora da bíblia é nitido que essa guerra vem da animosidade(adversidade) de dois irmãos Ismael(árabe, mulçumano) e Isaque (judeu)Agar foi expulsa com seu filho se pesquisarem verão que eles foram parar em terras árabes, no próprio alcorão eles reconhecem como filho da promessa Ismael e não Isaque. Na bíblia há relatos dessas brigas de irmãos por conta das terras, muito interessante, Israel tem uma faixa ocupada por muitos árabes e mulçumanos que não querem ceder as terras por acharem que eles(mulçumanos) tem mais direito, como herança... Pesquisem sobre isso... quem sabe eu não dê mais uma passadinha nesse blog não é mesmo??
abracejos.

Sandrinha!

Anônimo disse...

bom comeco