domingo, 15 de março de 2009

16/03/2009 - IGREJA E ESPORTE

No último sábado tive o privilégio de participar do Congresso Igreja e Esporte, na PIB em Oiticica (Campo Grande), um congresso realizado pela Coalizão Brasileira de Ministérios Esportivos, CBME. Fui com alguns meninos que me ajudaram na gincana do Acampamento Entre Jovens e têm mostrado interesse na área de esporte e recreação, inclusive atuando no Grêmio Esportivo da nossa igreja: Marcelo Bruno, Roberto, Dudu e Vinicius. Eu poderia falar muito a respeito dessa experiência. Antes mesmo de tocar no assunto do Congresso, o simples fato de estar presente ali com os meninos já foi algo muito importante. Creio que, como líderes, precisamos oferecer o melhor para o Reino de Deus, e isso inclui nossa preparação e capacitação na área em que atuamos. Precisamos estar presentes em diferentes lugares, ouvir diversas pessoas, estar antenados com o mundo, pois só assim permitiremos que nossa mente se abra para conhecermos novas referências, tendências e experiências – sempre retendo aquilo que é bom, adequando à nossa realidade. Foi isso que buscamos ali. Estivemos ali pela manhã e pudemos ouvir o Pr. Jonson Tadeu Viana Henrique (diretor do CEFLAL, Pastor da Igreja Batista no Trapiche em Maceió-AL). Como ele nos abençoou! Gostaria de destacar alguns pontos que foram muito importantes para mim, em especial:

Igreja contemporânea
Algumas coisas foram faladas sobre a importância de sermos uma igreja coerente com o tempo em que nós vivemos. A importância de abrirmos mão de formatos antigos para dar lugar a novos formatos, se assim for necessário. Precisamos, como igreja, conhecer a realidade da nossa sociedade e entender como, quando e onde podemos atuar afim de ganhar e edificar vidas para o Senhor Jesus.

A importância do corpo como templo do Espírito Santo
Não falamos, em nossas igrejas, sobre o zelo que devemos ter com o nosso corpo. Isso por não compreendermos a extrema ligação que existe entre o corpo e o Espírito. Afinal, nosso corpo não é templo do Espírito Santo? Como temos cuidado desse templo? Somos muitas vezes estimulados a irmos a reuniões de oração às 6h da manhã, por exemplo, mas não somos estimulados a fazermos uma caminhada nesse mesmo horário. Não nos alimentamos bem. Temos nos tornado líderes fracos, limitados e sedentários. Temos perdido nossas forças na obra do Senhor por falta de cuidado com o nosso corpo. Não falamos disso em nossos púlpitos, em nossas reuniões. Muitas igrejas têm caracterizado os esportes ou o cuidado com o corpo como pecado e vaidade. Isso não está certo.

Canalizando motivações e energias
O futebol é capaz de parar um país como o Brasil. O esporte, de uma forma geral, tem um papel singular na vida de qualquer ser humano. É com essa certeza que cremos que o esporte pode e deve ser usado como ferramenta para a propagação do evangelho, seja onde for. Se compreendêssemos o quanto essa realidade é profunda teríamos muito mais ministérios esportivos nas igrejas, bem como líderes capacitados nessa área. É preciso canalizar a vibração que temos pelo esporte muito mais do que como um entretenimento; uma ferramenta estratégica e eficaz para edificarmos vidas no tempo em que vivemos.

O esporte usado como formador de caráter e instrumento de evangelismo
Quando usamos o esporte como instrumento de evangelismo, permitimos que através dele a palavra de Salvação por meio de Jesus Cristo seja proclamada. Quando alguém recebe a Jesus como seu Senhor e Salvador, recebe também o Espírito Santo, Deus que habita em nós e que promove uma série de modificações na nossa maneira de pensar, agir e falar. O agir do Espírito pode mudar nossos valores. Os valores mudam nossas mentes e emoções. Nossas mentes e emoções controlam nossas decisões. Nossas decisões mudam nosso comportamento. Isso significa que o esporte, quando comprometido com o evangelho, pode construir um caráter segundo o coração de Deus, a partir de uma transformação de valores, mentes, emoções, decisões e comportamento. Não é esse o remédio para uma sociedade restaurada?

Essas e muitas outras coisas nós pudemos ouvir durante aquela manhã. Sei que ali Deus plantou algumas sementes em nossos corações e que, ao seu tempo, frutificarão. Que possamos estar prontos e sensíveis para ouvirmos e obedecermos ao Senhor no tempo que se chama hoje. Que possamos falar de todas as formas, por todos os lados, em tempo e fora de tempo. Que todas as coisas, inclusive o esporte, sejam usadas como instrumentos poderosos em nossas mãos, afim de que o nome do Senhor se torne conhecido em todo o mundo. Conheça um pouco mais sobre a Coalizão Brasileira de Ministérios Esportivos, visite o site:
www.cbme.com.br. Que Deus nos abençoe!

5 comentários:

Anônimo disse...

As igrejas devem se ajustar às necessidades da sociedade. Mantndo a sua essencia, mas utilizando estratégias, se infiltrando no dia-a-dia das pessoas, como pelo futebol. Deus nos deu criatividade para isso! E puxando sardinha pro meu lado...o Videarte tm sido usado por Deus em mensagens! Teatro evangélico ainda não eh bem visto em algumas igrejas..mas graças a Deus isso está mudando!

Um bjãão! =]

Anônimo disse...

Nossa igreja tem e pode mudar muito, temos espaço para fazer progamações e atividades, temos uma quadra dentro e fora da igreja (em frente), temos pessoas capacitadas para esse projeto, não podemos só ficar falando, vamos agir, quem tiver interresse nesse seguimento, entrar em contato... Vamos nos ajudar, sem vergonha e sem medo...

Um abraço Viny

Anônimo disse...

THIAGO, FOI POR ACASO Q DESCOBRI O SEU BLOG, ACREDITO Q JÁ FAZ UM ANO Q VENHO "ACOMPANHANDO" AS SUAS POSTAGENS... SABE, SOU UMA DESSAS PESSOAS QUE CONHECEM A DEUS SÓ DE OUVIR FALAR, MAS NOS ULTIMOS DIAS EU TENHO DESEJADO DEMAIS ESSE ENCONTRO... SEI Q PODE PARECER LOUCURA, MAS SERÁ Q VC PODERIA ME AJUDAR A TER ESSE ENCONTRO C DEUS? mariana.luz.12@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

DE: LUIZ

SEM DUVIDA O ESPORTE PODE SER USADO COMO UMA BASTANTE EFICAZ FORMA DE EVANGELISMO. SERIA MT LEGAL E BASTANTE INOVADOR SE PUDESSEMOS USAR DESSE ARTIFICIO PARA TRAZER AS PESSOAS ALI DE PADRE MIGUEL À CASA DE DEUS, TRAZE-LAS PARA MAIS PERTO DO PAI ATRAVÉS DA PRATICA DE ESPORTES ALIADA AO EVANGELISMO E PREGAÇÃO DA PALAVRA.

ABÇOS