terça-feira, 29 de abril de 2008

29/04/2008 - PREPARANDO AS BASES

Quando comecei esse Blog, há alguns meses atrás, estava em uma fase intensa da minha vida, espiritualmente falando. Um tempo de profunda comunhão com a Palavra e com o Espírito Santo e que, por conseqüência disso, me fez vivenciar momentos preciosos na presença de Deus e na sua obra. O ideal é que a gente viva dessa forma constantemente, mas nem sempre é assim. O importante é dizer que voltei a essa fase, principalmente depois de voltar do Congresso de Louvor Diante do Trono. Foram momentos marcantes. Como eu falei para algumas pessoas, foi como se eu estivesse nascido de novo, uma nova conversão, um retomar na minha vida como um todo, algo que não dá pra explicar muito bem. Tudo o que aconteceu durante aqueles dias confirmaram tudo o que Deus já tem me falado há algum tempo atrás, principalmente no que diz respeito à conquista. Como nunca antes, tenho sido confrontado a ser um proclamador do evangelho e a conquista de almas é algo que pulsa constantemente em meu coração. A idéia de que eu preciso viajar pra muito longe para estar no centro da vontade de Deus é uma mentira que está caindo por terra. Definitivamente, Deus me plantou em lugares específicos e estratégicos, lugares onde Ele quer me usar como instrumento para trazer cura, libertação, salvação e restauração. Quando falo disso, falo especificamente de Padre Miguel, terra ferida que precisa conhecer o amor de Deus manifestado em Cristo Jesus.

O Entre Jovens está inteiramente ligado a esta visão. Começamos no dia 05 de abril e foi uma bênção! A sala estava linda e por pouco não deu para comportar todas as pessoas! A sala estava lotada, foram mais de 100 pessoas – o Entre Jovens mais cheio que já tivemos. A palavra foi dada pelo Pr. Gustavo Legal, da CBRio. Uma palavra difícil, confrontadora, mas essencial para nós que estamos dispostos a trilhar uma jornada de lutas e conquistas. É engraçado ver como o Espírito Santo tem despertado o seu povo na mesma direção, uma direção de evangelismo, de preocupação com a viúva, com o pobre, com o pequenino, com o necessitado. Muito louco! Visando a conquista, Deus tem me incomodado a seguir os mesmos passos que seguimos no Congresso, no início do ano. Sem intimidade, não há santidade; sem santidade, não há autoridade; sem autoridade, não há conquista. Não adianta estimularmos os jovens a serem profetas de Deus, proclamadores da Palavra, conquistadores da terra, se antes não forem trabalhadas as suas bases. Um missionário é, antes de tudo, um amigo de Deus, alguém que O ama e o serve com toda a intensidade do seu coração, alguém que fala daquilo que Deus fez na sua vida e é sustentado por um relacionamento com Ele (intimidade). Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais ficamos parecidos com Ele. Somos atraídos à sua presença, confrontados com a nossa realidade pecaminosa e estimulados a convertermos nossos maus caminhos. O caráter de Jesus Cristo é gerado em nós (santidade). Se somos parecidos com Jesus, temos a sua autoridade e o seu poder para destruir as obras do diabo. Se há autoridade, há conquista. Essa linha de raciocínio, embora simples, fez cair as escamas dos meus olhos. Quando analisamos nossa vida nessa perspectiva, podemos ver onde e por que estamos falhando. É nessa linha de raciocínio que estamos seguindo todos os sábados, em cada reunião do Entre Jovens. Estou pedindo a Deus que manifeste a sua glória no nosso meio, que nos atraia, nos prepare e imediatamente nos envie. Creio que é um novo tempo de novas e importantes conquistas no mundo terreno e, principalmente, no mundo espiritual.

Sábado passado tivemos uma reunião de oração e consagração do grupo de jovens que têm me ajudado nesse trabalho. Amo a cada um. Léo, Rebeca, Amanda, Rafael, Raquel, Rackel, Fábio, Jefferson, Ingrid, Patrícia, Marcelle, Helinho, Marcelo Bruno, Roberto, Suelaine e Luana. Esses são os meus guerreiros! A reunião foi uma bênção. Compartilhamos muitas coisas que Deus tem nos revelado e, profeticamente, tomamos posse das promessas de Deus para nossas vidas, para nossa igreja e para o nosso bairro. Estamos lendo o livro “Reconquiste sua cidade para Deus” (foto ao lado), John Dawson, um livro que tem abençoado muito a minha vida e que vai abrir nossa mente, como grupo, para a realidade da batalha e do mundo espiritual que está por trás do evangelismo urbano. Vamos colher os frutos, em nome de Jesus!

Ainda no sábado passado, tivemos uma experiência de evangelismo no bairro de Padre Miguel, o “Alternativa Jovem”. Desde quando estávamos planejando esse dia, Deus nos incomodou a fazermos algo diferente de tudo o que já havíamos feito anteriormente. A começar pela simplicidade. Às vezes caímos no erro de querer competir com o mundo no que diz respeito a estrutura e eu, particularmente, não acredito tanto na eficácia disso em um trabalho de evangelismo, ainda mais se realmente não temos condições de competir. Acredito na simplicidade e no poder do evangelho manifestado pelo evangelismo pessoal, no contato. Descemos do palco. Apagamos os holofotes. Em compensação, tivemos um momento de consagração e oração intenso, onde buscamos a presença de Deus, nos arrependemos de nossos pecados e nos preparamos para falarmos do amor do Senhor. Ali começou minha batalha. Depois do momento de busca e adoração ao Senhor, no qual eu e Igor conduzimos, fui tomado de um profundo cansaço que me impediu de participar do restante da reunião. O Espírito Santo me mostrou que aquilo não era simplesmente um problema físico, mas o início das tentativas do inimigo de me fazer parar. Estava com vontade de ir embora para minha casa, mas graças a Deus não fiz isso. Confesso que estava com medo, pois minha intenção inicial era de não ficar no louvor, mas de estar junto com os outros distribuindo folhetos, evangelizando de forma pessoal, e eu nunca havia feito isso antes. Mesmo pedindo a Deus que retirasse meu temor, minhas primeiras tentativas não foram bem sucedidas – pelo menos a meu ver. Estava com uma expectativa de falar do amor de Cristo, de amparar as pessoas, mas tudo o que eu conseguia era dar o folheto e dizer, no máximo um “Deus te abençoe”. Aquilo me frustrou de tal forma que parei, sentei no meio fio e comecei a chorar. Me senti um fraco, um hipócrita. Era como se o inimigo dissesse a mim: “Você é um mentiroso mesmo. Estimula as pessoas a evangelizarem, fala tão bonito no microfone, mas agora não consegue fazer nada. Tantas pessoas aí conseguindo abordar e você, nada.”. Foram tantas acusações, tantas coisas que passaram na minha cabeça, que a minha vontade era ir embora. Deus usou a vida do Leó e do Catito, que foram me animar com palavras vindas do coração de Deus. Não consegui retornar ao evangelismo pessoal, fiquei com o microfone mesmo e ali creio que Deus me usou poderosamente.

Houve um testemunho de um homem que, no início da programação, estava com a camisa da Mocidade. Ele estava atrás de mim e ouviu todas as músicas e ministrações. Antes do final da programação, ele trocou de camisa. Entre uma ministração e outra, fui falar com seus pais (crentes, muito simpáticos) e com ele. Depois que a programação terminou, o Pr. Roberto me disse que aquele homem o abraçou emocionado e disse: “Aquele menino de verde (eu) parecia que estava falando comigo, parecia que conhecia a minha vida toda!”. Glória a Deus! Se o inimigo tentou me fazer acreditar que minha função era vã, ele foi derrotado. Tive a plena convicção de que não estava me escondendo atrás de um microfone, mas que era ali o lugar onde Deus queria me usar. Fábio me disse que minha voz ia muito longe através das caixas de som, ou seja, não tenho idéia do alcance de tudo o que foi ministrado. Só creio, pela fé, que fui usado por Deus, e isso me dá paz. Depois, conversando com meu irmão, pude perceber que o espírito de opressão não foi apenas contra mim, mas contra outros jovens também. O inimigo tentou nos desanimar, mentindo a respeito de nossas funções. Era como se fôssemos um corpo em conflito, um exército enganado, mas pelo poder de Deus fomos usados poderosamente e não cedemos às tentativas de Satanás de nos fazer parar. Hoje eu agradeço a Deus pelas dificuldades, pelas lutas. Elas me dão plena convicção de que esse não é e nunca será um trabalho fácil. Evangelismo não depende de talento ou habilidade. Evangelismo depende de arrependimento, entrega e unção dada por Deus.

Espero, em Deus, conseguir reservar tempo para compartilhar tudo o que tenho vivenciado. Isso edifica muito a minha vida. Também me edifica receber seus comentários e saber que você está orando por mim, pelos projetos que realizaremos, enfim. Não olhe para a minha vida e apenas contemple o que Deus faz. Estou muito no início de tudo o que Deus está pra fazer. Creia que Ele quer fazer infinitamente mais através sua vida. Busque-O e deixe que o Espírito Santo revele o papel profético que você tem nessa geração. Seja despertado pelo Senhor para viver intensamente e radicalmente. Eu oro por isso.

Que Deus te abençoe!

5 comentários:

Unknown disse...

Thi, to mto feliz c/ o Entre Jovens e numa expectativa mto grande do que Deus tem preparado p/ nós. O Congresso mexeu completamente comigo tbm, foi algo sobrenatural, eu precisava estar lá. Assim como Deus nos proporcionou todo aquele banquete espiritual, creio q será assim tbm no Entre Jovens, e já tem sido, Deus abençoou mto os 2 primeiros.
Quanto à reunião de sábado fiquei triste por não ter ido, tive pós, buá, buá, q por sinal foi uma chatice, mas não posso faltar, rs, vou te dá meu calendário p/ vc marcar as reuniões em dias q não terei aula, rsrsrs. Sábado à noite foi tremendo. Saí mais cedo da Pós, milagre de Deus, rs, a professora liberou cedo, fui direto à igreja, e peguei um pedacinho do treinamento. Evangelizar é questão de obediência, mas sempre bate o medo, o desânimo, pedi mto a Deus p/ fortalecer minha vida. Depois do treinamento fui p/ casa e como estava mto cansada, dormi um pouco, mas pensei várias vezes em ficar dormindo, mas o Espírito Santo me incomodou mto, e qndo deu a hora de levantar o Saulo ligou lá p/ casa, aí acordei, e toda vontade de ficar dormindo passou, graças a Deus. Tive várias experiências durante o evangelismo, mas 1 delas foi bastante marcante, foi o caso de uma menina q estava afastada, e pude convarsar mto c/ ela, no final de tudo, depois de ter acontecido algumas coisas, rsrs, o inimigo tentou fazer o showzinho dele, mas perdeu, como sempre, rsrs, o meu Deus é mto maior q ele, e p/ honra e glória de Deus, a menina voltou p/ os braços do Pai. GLÓRIA A DEUS! Creio q mtas vidas foram alcançadas, não podemos parar, temos q continuar, falar de Jesus é bom demais. Enfim, q Deus continue nos usando, somos instrumentos Dele e temos q espalhar o seu amor p/ todos q ainda não O conhecem. Thi, vc é instrumento de Deus, não deixe nunca o diabo tentar dizer o contrário. tá!
Te amooooooooo mto!
Conte com minhas orações sempre!
Bjnhs

Unknown disse...

Gloria,Gloria, Gloria a Deus!!!
Sabe Thiago, sabado foi uma marco em minha vida. Nunca senti a presenca de Deus de forma tao intensa. E com certeza como o livro diz precisamos nos deixar livre para acao do Espirito Santo. Em nosso momento de oracoes pedi ao Senhor para nos revelar sobre o que Ele queria fazer em nossa Juventude, ou seja, Juventude da PIBMB. E pode perceber o grande mover de Deus em nosso meio naquela manha marcante em nossas vidas. Creio que Deus tem nos guiado de forma tremenda. A Palavra de Neemias 4 foi reveladora para os propositos dos Jovens. Depois que acabamos de orar senti-me extremamente cansada e pela experiencia que tenho com o Espirito Santo isso acontece quando estou em grande batalha espiritual. Demorei para me recuperar, mas quando cheguei a igreja fui fortalecida novamente em nossas oracoes de consagracao a Deus em prol do evangelismo.
Entao tive novas experiencias com Deus. Quando cheguei em casa para preparar-me a minha filha Julia quis me acompanhar. Ao chegarmos na rua, onde nos organizamos, sentei na calcada com ela e expliquei que estavamos ali para falarmos de Jesus as pessoas que nao O conheciam. Dai comecou a chorar muito e nao explicava o porque. Quando conversei com a Geralda ela me disse que era a atuacao do Espirito Santo. Entao ela participou do evangelismo comigo. Uma das maiores experiencias que tive foi que conduzi a oracao de dois meninos de uns 9 anos a se entregarem a Jesus e foi emocionante. Logo depois a Julia veio me perguntar o que eu estava falando com eles. Expliquei e ela disse toda alegre. - Mamae agora Jesus mora no coracao deles! Ne mae! Glorifiquei tanto a Deus porque percebi que alem de compreender o que estavamos fazendo, a minha filhinha de 5 anos ja esta tendo experiencias com Deus.
Mas realmente na hora que o Igor nos reuniu para algumas instrucoes senti fortemente a acao de Satanas em nosso meio. Era um espirito de falta de ousadia, incredulidade e medo que nos rodeava. Mas o nosso Deus foi exaltado! Aleluia! Pessoas foram alcancadas e creio que Deus ainda continua agindo.
Realmente percebi que aquele Senhor tinha mudado de blusa e nao me aproximei porque vi o Pr. Roberto perto deles. Mas com certeza era visivel que o Senhor havia o tocado profundamente.
Meu abencoado lider, creia que vc esta sendo usado grandemente pelo nosso Senhor e que o Diabo se colocara contra vc dia apos dia. Mas nao desanime guerreiro, porque vc e bencao em minha vida e creio que para todos que tem o privilegio de conviver contigo.
No evangelismo fiquei admirada com todas as Palavras que vc deu. Deus te instruiu a falar sobre situacoes que tocam no profundo de muitas pessoas e esta forma singular que Deus age em sua vida deveria ser experimentada por muitos e nao somente em um evangelismo pessoal.
Sempre que ouco vc falando penso que sua educacao em sua varias expressoes foram muito bem ensinadas. E inspiro-me a dar a mesma a minha filha. Porque muitas coisas que aprendi no ICER vc nos transmite a todo momento. Ate mesmo no msn vc e bencao. Tem nocao disto! Entao irmao como o livro que estamos lendo na pag. 26 diz que ... no dia-a-dia o espirito humano e muito influenciado por realidades invisiveis que atuam no plano espiritual. Por definicao, o homem e um espirito encarnado, sensivel portanto as realidades do mundo espiritual, que incluem a atuacao de demonios empenhados em oprimi-lo e engana-lo.
Sempre oro por vc e sua familia, pois creio que o Senhor separou a cada um de vcs para nos abencoar.
Continue no caminho que Jesus tem te intruido e sempre sera bencao. Fica na paz do Senhor!

Ricardo Régener disse...

Ahhh, que lindo Thiago! Esses depoimentos sobre evangelismo sempre me emocionam, vindo de você e da sua equipe me emociona ainda mais: já devo ter te dito outra vez que vocês estão plantados "no olho do furacão", talvez no lugar do Brasil onde a transformação é mais urgente. Em nome de Jesus, através de muitos "Davizinhos" como você e o pessoal de Moça Bonita é que a transformação chegará (e já têm chegado) às periferias do Rio de Janeiro e de outras grandes cidades, aos morros, às populações famintas do sertão nordestino, às comunidades perdidas no meio da Amazônia, e quem sabe também aqui na terra que o Senhor me plantou pra que eu a ame e invista nela, rsrsrsrs.

Me identifiquei também quando você disse que prega sobre evangelismo mas não estava conseguindo abordar as pessoas. Essa dificuldade e conseqüente acusação do inimigo também é muito real na minha vida. Estou "voando" nesse feriado porque ontem a noite, pela graça dEle, o Senhor me deu ousadia pra falar claramente do evangelho a três colegas do Jornalismo. O Senhor têm me dito desde ontem que dependentes da graça dEle nós ainda vamos ultrapassar medos e dificuldades que nós nunca imaginamos ultrapassar! Assim como foi ontem!

Um abração!

Anônimo disse...

Olá Thiago !

Uma amiga minha me mandou textos seus, estava lendo e me deu mó força!!
Quero agradecer a Deus por enviar jovens como você para encorajar outros a viver nessa grande batalha da vida!

Grande Abraço, Deus é contigo!

Wendell

www.fotolog.net/wendellnunes
dell_oliveira@hotmqail.com

Anônimo disse...

THIAGO É BOM VER O QUE DEUS ESTA FAZENDO NA SUA VIDA, AO CUIDADO COM AS COISAS DE DEUS PODEMOS VER QUE QUANDO DEUS ESCOLHE ALGUEM ELE MESMO CAPACITA E FAZ TUDO O QUE ELE QUER!
É BOM SABER QUE VC ESTA FELIZ AMO MUITO VC!!!!!!!!!!!