sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

15/02/2008 - O CINTO DA VERDADE

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois nossa luta não é contra carne ou sangue, mas sim contra principados e potestades, dominadores de mentes deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com o cinto da verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos. (Efésios 6.10-18)

Satanás é um mentiroso (Jo 8.44), mas o cristão cuja vida é controlada pela verdade o derrotará. O cinto mantinha unidas as outras partes da armadura, e a verdade é o elemento de integração na vida do cristão vitorioso. O apóstolo Paulo nos diz que, se a Igreja funcionar como um corpo, e se você funcionar eficientemente como indivíduo cristão, a primeira coisa que você tem de fazer é colocar esta “verdade” em torno de seus lombos de tal modo que ela o prenda e o enfaixe.

É engraçado falar de verdade porque nos últimos dias fui afrontado com situações que tinham como base a mentira, e como é incômodo lidar com a mentira. Definitivamente isso não provém de Deus, é coisa de Satanás. Como o inimigo encontra espaço para agir através das mentiras! Creio que essa é uma de suas estratégias para desestabilizar a igreja nos dias de hoje. A mentira gera desconfiança e é assim que eu me vi muitas vezes, lidando com as mentiras: desconfiado. Tem horas que você já não sabe mais em quem acreditar ou em quem confiar. As verdades se tornam mentiras, as mentiras se tornam verdades. O que parece ser, não é. O que não é, parece ser. É tudo tão camuflado, tão disfarçado, algo diabólico mesmo. Mas meu Deus é um Deus de verdade. Eu creio que, por mais que a mentira perpetue ou até mesmo pareça prevalecer, mais cedo ou mais tarde a verdade sempre aparece, as máscaras caem. Na minha situação, por exemplo, tenho deixado tudo no altar do Senhor, pois ele é meu advogado, meu justo juiz. Por isso percebo a importância desta arma, inclusive o motivo pelo qual ela é a primeira citada pelo apóstolo Paulo. A base de tudo precisa ser a verdade. Qualquer coisa fora disso provém do maligno.

Imparcialidade X Verdade
O evangelho ecumênico tem como objetivo fazer com que os crentes em Jesus deixem de pregar o evangelho completo às pessoas para que elas os vejam de maneira simpática, sem preconceitos ou perseguições. Deve-se abrir mão da pregação contra o pecado priorizando a imparcialidade em detrimento da verdade. Alguns líderes evangélicos abrem mão de princípios doutrinários inegociáveis, em prol de uma convivência pacífica com todas as denominações evangélicas e, em alguns casos, com religiões e seitas. Não podemos desconsiderar o fato de que a união dos governos e das religiões em busca da “paz” é uma preparação para que o Falso Profeta – a segunda Besta – , por ocasião da Grande Tribulação, leve o mundo todo a prestar culto ao Anticristo, a primeira Besta (Ap 13). E o estabelecimento de uma falsa religião de abrangência mundial, que se oporá ao único Deus verdadeiro e à Palavra da verdade, ocorrerá ainda em nossos dias.

Isso traz temor ao meu coração. Como igreja, precisamos nos voltar à Palavra da verdade, a fim de nos atentarmos se estamos caminhando rumo a uma religiosidade padrão, incoerente com as Escrituras, ou se estamos de fato pregando o evangelho da cruz. Como já temos visto, o mundo caminha em uma direção em que pregar o evangelho de Cristo se tornará uma prática perseguida, e já estão querendo calar a nossa voz! Temos convivido em uma sociedade que tem aprovado leis que ferem diretamente a Palavra da verdade (casamento de homossexuais, aborto etc.). Seremos tolerantes, a fim de zelar pela “paz” na sociedade, ou não vamos negociar a verdade, custe o que custar? Como nos posicionaremos diante dessa realidade?

Quantas verdades?
A nossa salvação está relacionada com o conhecimento da verdade (1 Tm 2.4; Jo 8.32). Note que o Mestre disse “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Ele não falou de uma verdade, pois a verdade não é algo que cada um pode sustentar como se fosse de sua propriedade. Alguns cristãos têm sido enganados por acreditarem que a imparcialidade é mais importante do que a prevalência da verdade. Há a “minha verdade” e a “sua verdade”, dizem eles. E muitos afirmam: “Cada um na sua”. No entanto, não foi isso que Jesus falou em João 17.17, em sua profunda intercessão sumo - sacerdotal: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Diante disso, o que é melhor, estar dividido pela verdade da Palavra de Deus ou unido pelo erro? Os muçulmanos se unem para “riscar” Israel do mapa. Os traficantes se ajuntam contra a polícia. E os políticos corruptos se reúnem para fazer falcatruas. Eles estão certos por estarem unidos?

Aperte o cinto!
O diabo – pai da mentira (Jo 8.44) – quer que “afrouxemos o cinto”, tornando relativas todas as coisas, pois sabe que, assim, perderemos a nossa arma de ataque, a “espada do Espírito” (Ef 6.17). No avião, somos avisados: “Mantenha o cinto de segurança afivelado enquanto o aviso luminoso estiver ligado”. Da mesma forma, a Palavra de Deus nos avisa quanto às turbulências e aos ventos de doutrina, a fim de que não nos movamos facilmente de nosso entendimento, permanecendo com o cinto da verdade.

Não nos enganemos nesses últimos dias. Estamos vivendo dias onde todas as religiões são aceitas e todos os tipos de superstição são considerados. É como se não houvesse padrões independentes de verdade e erro. No entanto, a verdade deve prevalecer, e não a tolerância ou a imparcialidade. Todos estão escalando a montanha e querem chegar ao topo, mas os que não seguem pelo único caminho estreito estabelecido por Deus, vestindo o cinto da verdade, jamais chegarão à presença do Senhor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sua vida é muito importante para Deus. Não se esqueça disso. Como sempre, sua vida tem edificado muito a minha. Tenho orado por vc. Que Deus te abençoe muito e continue te dando forças para lutar.
:)

Anônimo disse...

OI!!!

PROCURANDO PELA LETRA DE UMA MÚSICA,"MARCA DA PROMESSA", DESCOBRI O SEU BLOG. POXA!!! SUA VIDA TEM EDIFICADO OUTRAS VIDAS, VOCÊ É UM "GUERREIRO VIRTUAL (E REAL) DA FÉ"!!! ESSE MUNDUO CRISTÃO,PRA MIM, AINDA É MUITO NOVO E OS BONS EXEMPLOS SÃO SEMPRE BEM VINDOS. OBRIGADA PELA PALAVRA DE FÉ, QUE DEUS TE ABENÇOE!!!

GRAÇA E PAZ!!!

Unknown disse...

Em mateus 27:12-14 temos um exemplo de como devemos enfrentar acusações injustas. Eu sei que aquele que em nós habita é Santo só Ele nos conhece e só Ele é o nosso advogado é Ele que nos santifica e é por isso que não há acusações para aquele que está em Cristo Jesus pois toda acusação injusta dirijida a nós reporta ao dia dessa passagem citada.Te amo muito Bjs

Anônimo disse...

fala ai thiago
que o pai continue te abencoando o blog esta dez
paw

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.