segunda-feira, 26 de maio de 2008

26/05/2008 - PROJETO NEEMIAS (PARTE 1)

Ainda me lembro do dia em que estava planejando o que fazer com os jovens no feriadão de Corpus Christi. Algumas coisas me passaram pela cabeça como acampamento, passeio, mas acabei decidindo uma viagem missionária para a cidade de Lima Duarte – MG, cidade onde meu avô já morou e onde já pastoreou uma congregação. Por ser uma cidade extremamente católica, carente do evangelho de Cristo, pensei que um trabalho evangelístico promovido por jovens causaria grande impacto sobre a vida de muitas pessoas dali. Planejamos levar uma Kombi e dois carros, cerca de 15 pessoas. Em uma de nossas reuniões chegamos a conversar sobre o que faríamos ao longo dos quatro dias, mas conforme o tempo foi passando, Deus mudou os rumos da história. Descobri que meu carro estava com algumas irregularidades e que não poderia viajar para outro estado. Também estávamos com dificuldades de encontrar pessoas que cuidassem da nossa alimentação. Além disso, o valor da viagem ficaria alto para as pessoas, enfim. A mudança dos planos, porém, foi determinada por um telefonema da minha mãe que sugeriu um trabalho missionário no Rio de Janeiro mesmo, em algum local que necessitasse de nossa ajuda, em alguma igrejinha carente de recursos. O Espírito testificou em meu coração, senti uma paz imensa em mudar os planos. Quase que imediatamente Padre Miguel veio em minha mente. Se queríamos fazer um trabalho evangelístico em algum lugar, por que não fazer na nossa terra, no lugar onde o Senhor nos plantou, já que falamos tanto disso?! No mesmo dia conversei com o Igor e ele me deu total apoio. Nasce aqui o Projeto Neemias, o projeto de reconstrução dos muros de Padre Miguel.

Esse foi um dos melhores finais de semana da minha vida! Foi a concretização de muito daquilo que Deus já tem me incomodado desde muito tempo. Foi como subir um degrau na minha vida com Cristo. Mesmo em um final de semana onde também foi realizado o Acampamento dos Adolescentes, pudemos contar com jovens valentes que se dispuseram a participar do Projeto, abriram mão de seu feriadão e cumpriram o IDE de CRISTO. Algumas impressões foram bem fortes para mim, gostaria de compartilhar com vocês:

Quinta-feira
Esse foi um dia que separamos para nos consagrarmos ao Senhor. Pela manhã, começamos nossa reunião nos arrependendo, colocando nossos pecados diante do Senhor e pedindo que Ele nos lavasse com seu sangue. Foram momentos intensos de oração, quebrantamento e dependência do Senhor. Não poderíamos ter começado de forma diferente. Logo após o momento de adoração, dei uma palavra introdutória sobre Neemias (capítulo 1) e sua missão de reconstrução dos muros de Jerusalém. Embora tenhamos pensado no nome do Projeto justamente fazendo uma comparação de Jerusalém com o bairro de Padre Miguel e a necessidade de que nossos “muros” fossem reerguidos, a reunião tomou uma direção que nos levava a reconstruir os muros da nossa vida individualmente. Havia uma necessidade de nos consertarmos diante do Senhor, de pedir que ele entrasse nos escombros das nossas vidas, reerguesse nossos muros, tapasse as brechas, enfim, realizasse uma obra de restauração em nós mesmos. Enquanto cantávamos “Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faça de novo. Eu quero ser, eu quero ser um vaso novo”, Deus trabalhava na vida de todos nós. Ele foi muito claro ao nos revelar que não poderia usar vasos rachados ou remendados. Era tempo de Deus nos quebrar e nos fazer de novo. Antes de Deus fazer algo maravilhoso na nossa terra, Ele precisava fazer algo maravilhoso EM nós. Foram momentos inarráveis mas que vão ficar gravados em nossos corações para sempre.

À tarde tivemos a participação do Bento, homem de Deus que tem servido no Projeto Esperança na Praça, no centro do Rio. Ele foi um instrumento poderoso nas mãos de Deus naquela tarde. Nossa proposta era realizar um treinamento de evangelismo e abordagem, mas o que realmente ficou gravado em nossos corações foi que acima de qualquer técnica, precisamos estar sujeitos à vontade de Deus, atentos à voz do Espírito Santo em tudo o que viermos a fazer, pois em cada caso o Espírito pode nos dar uma direção específica. Embora tenhamos essa tendência, procuramos não ficar presos a regrinhas, mas atentos às orientações de Deus. Além disso, o Bento nos contou algumas experiências de libertação e expulsão de demônios. Cremos que conforme buscarmos a Deus e nos lançarmos na missão de evangelizar, vamos adquirir maior discernimento espiritual para enfrentar situações mais específicas.

À noite realizamos um culto ao Senhor. Eu estava com muitas dificuldades de escolher os cânticos. Mas enquanto orava com as pessoas Deus foi me mostrando que deveríamos entronizá-lo no meio dos nossos louvores. Cantamos que Ele é Rei, cantamos sobre sua grandeza, soberania e majestade. Sabemos que onde existe adoração, existe um trono e onde existe um trono, existe um Rei. Sabemos que podemos entronizar o Senhor por meio dos nossos louvores, estabelecer o Seu reino de justiça, alegria e paz. É disso que Padre Miguel precisa, que o Senhor Jesus seja estabelecido como Senhor e Rei dessa terra. Foram momentos lindos de adoração ao Senhor. Além disso, Deus nos mostrou o quanto precisamos amá-lo mais, pois se queremos amar a terra, o nosso próximo, nossas atitudes precisam ser movidas pelo amor que temos pelo nosso Deus. É isso que vai fazer a diferença. Foi uma noite onde olhamos para a cruz, para o sacrifício de Jesus. O Jeferson pregou naquela noite, foi uma bênção! Ele falou sobre a passagem de 2 Reis 6:16. Deus nos mostrou que precisamos ter olhos espirituais para enxergar as batalhas como elas realmente são. Quando vamos em nome do Senhor, não estamos sozinhos, muito pelo contrário: somos a maioria! Os anjos de Deus vão conosco e guerreiam por nós. Terminamos com uma palavra que veio muito a calhar: “(...) Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês” (II Crônicas 20:17). Saímos de lá crendo que no dia seguinte, Deus estaria conosco na batalha!
(Continua...)

2 comentários:

Unknown disse...

Estar ali foi uma benção mesmo, uma experiencia para mim renovadora, Cristo é maravilhoso e que creio q Ele tem muito maise que Ele renove nossa fé a cada dia e não nos deixe acomodar com a situação de Padre Miguel!

Quelzinha disse...

Não pude estar nem na parte da manhã nem da tarde do 1º dia, pq tive q ir à casa do meu Papito, consegui pegar um pedaço da programação da noite e como me edificou, como fui abençoada com tudo q ouvi. Mesmo não estando durante o dia, essa semana me coloquei mto mais na presença de Deus, pois sabia q as lutas seriam grandes, pude, mesmo q sozinha, me derramar, e orar pelo Projeto Neemias. Fiquei triste por não estar, mas precisava estar c/ meu pai. Deus sabe de todas as coisas...