quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

05/12/2007 - NÓS NÃO SOMOS SUPER-HERÓIS

Hoje eu quero falar um pouco do que eu tenho vivido, do que eu tenho sentido Deus falar comigo em diversas situações. Deus tem uma palavra para você. A você, que tem se sentido cabisbaixo, sem forças para resistir o pecado, indigno de estar fazendo algo na casa de Deus ou que talvez esteja sendo alvo das acusações de Satanás. Eu espero que Deus use estas palavras para trazerem conforto, ânimo e forças para que você se coloque de pé e comece a se ver como o Pai te vê.

Deus ama você. Não há nada que você possa fazer ou deixar de fazer que mude isso. O amor de Deus é tão grande que não pode ser traduzido em palavras, em canções ou em qualquer outra manifestação palpável. A Palavra diz que ainda que sua mãe te esquecesse, uma situação um tanto inusitada e improvável, Deus nunca te esqueceria (Isaías 49.15). Você foi criado à imagem e semelhança de Deus. Você é a obra prima da criação. Por isso, quando pensamos nas nossas lutas, nas provações e tentações que passamos, podemos constatar que todas as investidas de Satanás contra as nossas vidas têm o intuito de atingir o coração de Deus, pois ele sabe que nos atingindo, ele atinge diretamente o coração do Pai. Eu penso que o inimigo, na verdade, não está nem aí pra nós. Ele só investe em nossas vidas tentando nos destruir porque sabe que somos amados por Deus.

Entretanto, é maravilhoso saber que o amor de Deus por nós está acima de tudo isso. Você pode estar vivendo uma vida de total desprazer pelas coisas de Deus. Você pode olhar, hoje, para si mesmo e se ver miserável, sujo. Você pode olhar pra trás e ver tudo o que você já fez e pensar: “Não tem jeito pra mim. Não há possibilidade de uma nova chance. Não tem como Deus me amar dessa forma”. Talvez seja aquele velho caso do pecado que não te larga. Aquele que você comete, pede perdão e volta a cometer. Talvez você já esteja desgastado de tanto lutar e, por isso, já tenha decretado a sua sentença, sem ao menos ouvir o que Deus tem a dizer a respeito. Saiba que se você desse a oportunidade para que Deus falasse com você, ele lhe diria: “Meu filho, eu te amo mesmo assim. Eu estou disposto a te dar a mão e começar tudo de novo”. É muito louco isso, e chega a ser intrigante! Muitas vezes nós queremos atribuir a Deus o caráter humano, mas ele não é assim, Ele é Deus! Nós que desistimos das pessoas. Nós que muitas vezes limitamos nosso perdão. Nós que julgamos mal os outros. Deus não é assim, você querendo ou não. Deus é graça, Deus é misericórdia. Aliás, é justamente porque Deus é graça e misericórdia que nós o servimos e o adoramos. É por isso que entregamos a Ele nossas vidas.

Conversei com uma pessoa essa semana e ela, contando sua situação espiritual, me disse que estava pensando em desistir de tudo, sair da igreja, desistir de lutar porque realmente as coisas estavam muito difíceis, principalmente com relação a tentações. Sabe, muitas vezes nós nos cobramos mais do que o próprio Deus nos cobra. Muitas vezes achamos que só podemos estar próximos de Deus quando estamos vivendo momentos de êxtase espiritual, quando tudo vai bem em nossa vida, como se Deus só nos aceitasse nesse estado. Vivemos firmados em uma oscilação espiritual insustentável: é 8 ou 80. Ou somos semideuses ou o último dos piores. Meu querido, o evangelho não é pra ser vivido desta maneira. Deus não nos chamou para sermos super-heróis e nem para vivemos à margem daquilo que ele conquistou para nós na Cruz do Calvário. Deus nunca precisou de pessoas perfeitas para manifestar a sua glória. Quando ele olhou para nós, e eu particularmente não sei o que ele viu, Ele simplesmente escolheu nos amar e entregar o Seu único filho para nos salvar. Ele não nos viu como pessoas perfeitas, mas como imperfeitos que somos. A Palavra diz que nós somos como vasos de barro. Os vasos de barro são feios, baratos e frágeis. Mas ele nos escolheu enquanto vasos de barro para depositar em nós os Seus tesouros (II Coríntios 4.7).

Quer exemplo melhor que o apóstolo Paulo? Ah, como eu amo esse homem. Eu já disse uma vez a alguém que, depois do meu Deus, Paulo é a pessoa com quem eu quero me encontrar no céu e dar um grande abraço. Como suas palavras ministram sobre a minha vida! Mas tenho consciência de que isso só acontece hoje porque Paulo era um homem imperfeito. A Palavra nos diz que ele tinha um espinho na carne (que não sabemos o que é), o que ele define como um mensageiro de Satanás que o atormentava (II Coríntios 12.7). Por três vezes, Paulo pediu para que Deus o tirasse, mas Deus não o fez, apenas disse: “a minha graça te basta”. As lutas, as dores e o sofrimento de Paulo o faziam reconhecer sua dependência do Senhor, a fim de que ele não se exaltasse por causa da grandeza de seus feitos enquanto servo de Deus. Eu creio que Deus nos permite passar por muitas situações para que possamos compreender que Ele é Deus e que nós somos apenas servos. É quando Deus utiliza alguma situação que nos parece difícil para “baixar a nossa bola” e nos levar para mais próximos dEle. Essa situação difícil pode ser uma tentação, um pecado, um problema ou qualquer coisa que te traga algum desconforto físico, emocional ou espiritual. Eu não apenas creio nisso, como vivo isso diariamente. São muitas as lutas que preciso travar todos dias. Às vezes eu ganho, às vezes me deixo vencer, porque não sou e nunca serei um super-herói. Mas reconheço que em cada batalha, o Senhor quer me mostrar que eu dependo dEle e que a Sua graça é mais do que suficiente sobre a minha vida.

Talvez você esteja reagindo de forma contrária, como eu mesmo muitas vezes já reagi. Em certos momentos da nossa vida, a vergonha do pecado nos afasta completamente da presença de Deus, pois nos achamos incapazes de corresponder à santidade do Senhor. Mas o Deus que é Santo, é Deus de graça, é Deus de perdão. Não tem essa de achar que chegamos num ponto em que não vale mais a pena lutar. Qual seria a melhor opção, então? Cair de boca no mundo? Se entregar? Será que essa é a melhor forma de ser feliz? Eu te digo que não. Aliás, não sou eu que digo, é a própria Palavra de Deus. Jesus disse “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes” (Lucas 5.31). Se você está caído, ferido, o melhor lugar para você é o colo do Pai. Este é o seu lugar seguro, o seu lugar de cura.

Quantas vezes eu me sinto inapropriado para fazer o que eu faço, se tratando da obra de Deus! Quantas vezes peguei um microfone e ministrei o que eu gostaria de viver, o que eu achava certo, mas que, naquele momento, não estava sendo a minha realidade. Quantas vezes estive quebrado e ouvi de outras pessoas: “nossa, você é uma bênção, continue assim”. Quantas vezes pensei “ah, se eles soubessem quem eu sou, o que eu já fiz”! O inimigo sabe das nossas fraquezas e, como se as conseqüências de nossas quedas não fossem suficientes para nos deixar para baixo, ele insiste em questionar até mesmo o que fazemos para Deus para que optemos definitivamente pelo mundo. Somos tão sinceros naquilo que fazemos e, mesmo assim, o inimigo nos faz acreditar que somos mentirosos, hipócritas e que devemos nos render às nossas fraquezas de uma vez por todas. Querido, Deus conhece o seu coração. Ele conhece as suas intenções. Ele, mais do que ninguém, sabe das batalhas que você tem enfrentado e, acredite, Ele insiste em continuar do seu lado, pois sabe que você só é capaz de conseguir se estiver com Ele. Ele quer encher a sua vida da vida dEle. Ele quer te transformar de glória em glória (II Coríntios 3.18). Não escute nada que seja contrário a isto, pois não provém da realidade da graça do nosso Deus. Não se engane. Deus não procura super-heróis. Deus procura adoradores que se apresentem a ele com coração quebrantado, pois estes o Senhor não rejeita.

A luta é grande, mas temos armas de defesa e ataque contra o inimigo e suas ciladas. Quero apenas destacar a leitura da Palavra e a oração. Meu querido, se você está negligenciando essas duas coisas é muito mais fácil que caia quando vierem as provações e as tentações. Precisamos estabelecer um relacionamento diário com Deus, ouvindo sua voz e falando com Ele, para que estejamos firmes nos momentos de luta. Não tem outro segredo. Vale lembrar que o próprio Jesus, quando foi tentado por Satanás no deserto, respondeu a Satanás com a Palavra. E satanás se retirou. Ore, fale com Deus, rasgue o seu coração. A oração traz cura aos nossos corações e força para manter-nos de pé. Ainda que você não sinta calafrios, arrepios ou nenhuma sensação anormal – é muito provável que não sinta mesmo – creia, pela fé, que se você confessar a Ele o seu pecado, ele é fiel e justo para te perdoar e te purificar.

Sete vezes caí, oito vezes levantei. Que o Senhor te levante, te ajude e te fortaleça. Não temas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Aleleuia! Gloria a Deus! Amem! Por suas palavras.
Somente quando eu tomei posse dessas palavras eu consegui andar de cabeca erguida e fazer a vontade e obra do Senhor!
Atraves do louvor do DT "Quando Deus escolhe alguem, Ele mesmo faz. Custe o que custar e sempre o melhor..." Percebi que se fui escolhida o Senhor me possibilitaria meios de agrada-lo e cumprir seu chamado.
Amados nao deixe que ninguem e nem Satanas sopre em seu ouvido que e sujo. Pois o SENHOR te limpou de todos seus pecados. Se nao consegue se ajustar sozinho. Peca ao Senhor que conduzira todas as coisas. Mesmo que ache que esta demorando, Lembre! O Senhor tb age no silencio.
Thiago que o Senhor continue a encher-te com Espirito Santo. E lembre antes de o Senhor falar a igreja, Ele fala ao pregador. E atraves desta palavra o Senhor esquadrinhou seu coracao e percebeu seu desejo de adora-lo em Espirito e verdade. A paz, Paty.

Unknown disse...

Oi Thi!
Nem pude vir aqui antes, mas agora tenho tempo p/ isso, rsrs!
Pena q as pessoas hoje em dia andam numa correria só e às vezes a preguiça de ler não permitem q leiam o seu blog (como já ouvi: ah mta coisa p/ ler no blog do Thiago), não sabem o q estão perdendo, pq lendo seu blog, sinto Deus falando ao meu coração através das suas palavras. Sinto-me encorajada a prosseguir minha caminhada c/ Deus, mesmo sabendo q estou sujeita a cair, mas meu alvo é permanecer sempre firme, sempre disposta a dizer não ao pecado. E isso só conseguimos qndo estamos alicerçados Nele! Thi, q Deus esteja a cada dia te revestindo, te renovando! Saiba q me preocupo c/ vc, e estou sempre orando por sua vida!
Amo vc! Bjnhs

Unknown disse...

Ah Thiago, se vc soubesse como essas palavras chegam at� mim...� uma ben�o saber que � estamos sozinhos � � mesmo?As veses e sempre tenho me sentido assim...sozinha.O inimigo sempre dizendo que eu � vou conseguir completar a carreira,que Deus � vai me perdoar,etc.Suas palavras � resolveram meus problemas, mas com certeza deu um �nimo pra continuar,obrigado.N�o quero me esquecer, que Ele nos amou primeiro e que nada poder� nos separar do amor de Deus.Fica na paz meu irm�o.Um abra�o.

Anônimo disse...

Oi thiago
Meu nome é Anderson e geralmente tenho o costume de ler os posts do regener no geração dt e li esse seu texto lá e vim aki conferir seu blog, que parece ser muito bom!
Quero dizer que Deus falou muito comigo por meio desse seu texto e até o usei pra dar uma palavra aos jovens da minha igreja nesse domingo!
Louvo a Deus pela sua vida!
abraço.

Yan disse...

Cara, que benção esse texto! Sempre leio as palavrasno Geração DT; graças a Deus, elas sempre me falam muito(!), e com essa não poderia ser diferente!!
Ao ler esse texto eu falei com Deus:"Quando o Senhor inspirou o Thiago a fazer esse texto, o Senhor pensava em mim hoje"! E realmente ele pensava; os Teus olhos de Graça me viram no dia em que li esse texto (ontem no caso). Mais do que isso, eles me viram na situação que eu estava. Deus é Maravilhoso!
Que Ele te abençõe muito mais!
Ah, fui eu que fui eu que fiz o design do "Príncipe da Paz", pro Geração DT. Acho que foi você que ajudou com o Régener, né!?!?!Muito obrigado pela sua ajuda lá.
Abração!

Marli disse...

Texto impactante!!! Como é saber novamente, que Deus me ama.

Anônimo disse...

Olá Thiago!
Não gostaria de me identificar, mas sou uma jovem pecadora, tenho 21 anos e me identifiquei ao extremo com seu texto. Principalmente na parte que vc coloca: "O pecado que não te larga. Você comete, pede perdão e volta a cometer." Essa é minha realidade. Já estou há 10 anos nessa ladainha e isso me causa muito sofrimento. Desisti de lutar e estou me deixando levar por essa situação, pois não encontro razões para continuar lutando, visto que não há como anular as consequências de meus erros. Mas foi uma benção ter lido isso hoje. Deus te abençoe ricamente!

Anônimo disse...

Olá me chamo Helen, estava pesquisando na internet e sem querer me deparei com a sua mensagem.Creio inspirada por Deus, parecia que Deus te revelava meu interior,é como vc olhasse e enxergasse-me por dentro, de forma clara e objetiva.Fui muito edificada e creio que Deus havia marcado esse encontro comigo.Que Deus continue te abençoando grandemente.Helen Salvador-Bahia