sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

15/02/2008 - O CINTO DA VERDADE

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois nossa luta não é contra carne ou sangue, mas sim contra principados e potestades, dominadores de mentes deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com o cinto da verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos. (Efésios 6.10-18)

Satanás é um mentiroso (Jo 8.44), mas o cristão cuja vida é controlada pela verdade o derrotará. O cinto mantinha unidas as outras partes da armadura, e a verdade é o elemento de integração na vida do cristão vitorioso. O apóstolo Paulo nos diz que, se a Igreja funcionar como um corpo, e se você funcionar eficientemente como indivíduo cristão, a primeira coisa que você tem de fazer é colocar esta “verdade” em torno de seus lombos de tal modo que ela o prenda e o enfaixe.

É engraçado falar de verdade porque nos últimos dias fui afrontado com situações que tinham como base a mentira, e como é incômodo lidar com a mentira. Definitivamente isso não provém de Deus, é coisa de Satanás. Como o inimigo encontra espaço para agir através das mentiras! Creio que essa é uma de suas estratégias para desestabilizar a igreja nos dias de hoje. A mentira gera desconfiança e é assim que eu me vi muitas vezes, lidando com as mentiras: desconfiado. Tem horas que você já não sabe mais em quem acreditar ou em quem confiar. As verdades se tornam mentiras, as mentiras se tornam verdades. O que parece ser, não é. O que não é, parece ser. É tudo tão camuflado, tão disfarçado, algo diabólico mesmo. Mas meu Deus é um Deus de verdade. Eu creio que, por mais que a mentira perpetue ou até mesmo pareça prevalecer, mais cedo ou mais tarde a verdade sempre aparece, as máscaras caem. Na minha situação, por exemplo, tenho deixado tudo no altar do Senhor, pois ele é meu advogado, meu justo juiz. Por isso percebo a importância desta arma, inclusive o motivo pelo qual ela é a primeira citada pelo apóstolo Paulo. A base de tudo precisa ser a verdade. Qualquer coisa fora disso provém do maligno.

Imparcialidade X Verdade
O evangelho ecumênico tem como objetivo fazer com que os crentes em Jesus deixem de pregar o evangelho completo às pessoas para que elas os vejam de maneira simpática, sem preconceitos ou perseguições. Deve-se abrir mão da pregação contra o pecado priorizando a imparcialidade em detrimento da verdade. Alguns líderes evangélicos abrem mão de princípios doutrinários inegociáveis, em prol de uma convivência pacífica com todas as denominações evangélicas e, em alguns casos, com religiões e seitas. Não podemos desconsiderar o fato de que a união dos governos e das religiões em busca da “paz” é uma preparação para que o Falso Profeta – a segunda Besta – , por ocasião da Grande Tribulação, leve o mundo todo a prestar culto ao Anticristo, a primeira Besta (Ap 13). E o estabelecimento de uma falsa religião de abrangência mundial, que se oporá ao único Deus verdadeiro e à Palavra da verdade, ocorrerá ainda em nossos dias.

Isso traz temor ao meu coração. Como igreja, precisamos nos voltar à Palavra da verdade, a fim de nos atentarmos se estamos caminhando rumo a uma religiosidade padrão, incoerente com as Escrituras, ou se estamos de fato pregando o evangelho da cruz. Como já temos visto, o mundo caminha em uma direção em que pregar o evangelho de Cristo se tornará uma prática perseguida, e já estão querendo calar a nossa voz! Temos convivido em uma sociedade que tem aprovado leis que ferem diretamente a Palavra da verdade (casamento de homossexuais, aborto etc.). Seremos tolerantes, a fim de zelar pela “paz” na sociedade, ou não vamos negociar a verdade, custe o que custar? Como nos posicionaremos diante dessa realidade?

Quantas verdades?
A nossa salvação está relacionada com o conhecimento da verdade (1 Tm 2.4; Jo 8.32). Note que o Mestre disse “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Ele não falou de uma verdade, pois a verdade não é algo que cada um pode sustentar como se fosse de sua propriedade. Alguns cristãos têm sido enganados por acreditarem que a imparcialidade é mais importante do que a prevalência da verdade. Há a “minha verdade” e a “sua verdade”, dizem eles. E muitos afirmam: “Cada um na sua”. No entanto, não foi isso que Jesus falou em João 17.17, em sua profunda intercessão sumo - sacerdotal: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Diante disso, o que é melhor, estar dividido pela verdade da Palavra de Deus ou unido pelo erro? Os muçulmanos se unem para “riscar” Israel do mapa. Os traficantes se ajuntam contra a polícia. E os políticos corruptos se reúnem para fazer falcatruas. Eles estão certos por estarem unidos?

Aperte o cinto!
O diabo – pai da mentira (Jo 8.44) – quer que “afrouxemos o cinto”, tornando relativas todas as coisas, pois sabe que, assim, perderemos a nossa arma de ataque, a “espada do Espírito” (Ef 6.17). No avião, somos avisados: “Mantenha o cinto de segurança afivelado enquanto o aviso luminoso estiver ligado”. Da mesma forma, a Palavra de Deus nos avisa quanto às turbulências e aos ventos de doutrina, a fim de que não nos movamos facilmente de nosso entendimento, permanecendo com o cinto da verdade.

Não nos enganemos nesses últimos dias. Estamos vivendo dias onde todas as religiões são aceitas e todos os tipos de superstição são considerados. É como se não houvesse padrões independentes de verdade e erro. No entanto, a verdade deve prevalecer, e não a tolerância ou a imparcialidade. Todos estão escalando a montanha e querem chegar ao topo, mas os que não seguem pelo único caminho estreito estabelecido por Deus, vestindo o cinto da verdade, jamais chegarão à presença do Senhor.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

12/02/2008 - CHEGOU 2008: ESTAMOS EM GUERRA

Feliz 2008! Há quem diga que no Brasil o ano só começa, de fato, depois do carnaval (infelizmente é uma verdade). De uma forma ou de outra, meu blog também seguiu essa linha de raciocínio. Desde o final do ano passado pra cá, tenho passado por diversos tipos de situações que não me permitiram escrever aqui. Além da rotineira falta de disposição em escrever, também me vi sem tempo e até mesmo evitando escrever sobre certas situações a fim de me preservar mesmo. Nem tudo deve ser comentado. Sei que internet é um veículo público, por isso preferi não expor certas situações aqui no blog. Minha intenção nesse blog é abençoar a sua vida e não fazer do meu dia-a-dia uma novela ou um Big Brother virtual. O que eu puder compartilhar para te abençoar, eu vou fazer. Se não for te acrescentar em nada, prefiro não registrar. Acho que podem me entender, certo?

Mas acima de todas as dificuldades que enfrentei e tenho enfrentado, posso ver a mão de Deus agindo em meu favor em todo o tempo. Mesmo quando tudo parece tão confuso, tão irreversível, Deus sempre vem e mostra que Ele tem todo o poder para restaurar situações desastrosas em bênçãos para o seu povo. O que eu pude perceber bem de perto é como Satanás é astuto e argiloso quando se trata de destruir o povo de Deus, principalmente a sua imagem e sua unidade. Ele não veio para brincar, ele veio para roubar, matar e destruir. Ele não está brincando em serviço. Quem está brincando somos nós. Vivemos uma vida em que, muitas vezes, damos brechas para que o inimigo se infiltre e, posteriormente, faça um estrago nas nossas vidas. De uma forma ou de outra, todas as dificuldades que tenho enfrentado me levaram a um sentimento de responsabilidade ainda maior diante do Senhor no que diz respeito à minha vida espiritual. Preciso estar mais alerta, mais atento, mais sensível ao agir de Satanás, que anda ao nosso derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar (I Pedro 5.8). Apesar de serem situações onde vi outras pessoas sendo usadas pelo inimigo, percebi que não sou melhor que elas e que, se não vigiar, posso ser usado da mesma forma.

Bem, mas deixe-me falar do que realmente importa. Toda essa batalha não teria o menor sentido se não houvesse um bom motivo por trás. O Retiro Espiritual 2008, realizado pela Juventude, foi um desses bons motivos. Com certeza, muitas das dificuldades que enfrentamos foram investidas de Satanás para nos desestabilizar nesse evento e, assim, evitar o agir de Deus em/através de nossas vidas. Mas ele foi derrotado, glórias a Deus. Esse foi o melhor retiro que já realizamos (minha opinião). Em todos os dias, senti um mover de Deus singular, como nunca vi em nenhum outro evento que já realizamos. Tudo o que acontecia, todas as palavras, a começar pelo próprio tema “Sois Fortes, já vencestes o maligno”, tudo era trabalhado de uma forma bem mais madura. Antes mesmo de começar o Retiro, conversei com a Rackel (minha “ex-cunha”) e depois com o Walmir e pudemos constatar essa evolução da Juventude. Como temos amadurecido! Como Deus tem trabalhado no nosso meio. Se olharmos para trás, vemos isso quase que de forma palpável. Não foi um retiro fácil, mas foi um retiro maduro. Eu poderia detalhar muitos momentos aqui, ainda assim não seriam suficientes para descrever o que passamos naquele lugar. Quem esteve aberto e disponível, com certeza não saiu dali de mãos vazias. Percebemos que, mais do que nunca, Deus tem nos chamado para uma batalha e que não podemos estar na guerra despreparados e desarmados. Muito pelo contrário. Precisamos reconhecer nossa pequenez, nossa fraqueza diante das batalhas dessa vida para que assim possamos receber da força do Senhor. Sim, porque a luta não é contra pessoas, mas contra principados e potestades. Sim, porque a força não está no nosso braço, mas ela vem do Senhor. Essas foram verdades que, com certeza, foram marcadas nos corações de cada retirante. Os estudos baseados em Efésios 6 nos serviram de equipamento. Nunca havia estudado a armadura de Deus da forma como estudei para esse retiro. Aos poucos, pretendo publicar algumas coisas aqui no blog. As ministrações de louvor foram marcantes para mim, particularmente. É engraçado ver que quando se trata de Deus, não podemos prever nada, não podemos gerar expectativas. A melhor coisa a fazer é entregar nas mãos dEle e deixar que a boa, perfeita e agradável vontade de Deus prevaleça em todas as coisas. Ouvir do Espírito Santo as orientações para cada palavra, para cada ato, para cada música, isso foi marcante na minha vida. Para cada culto, Deus me dava uma direção específica e podíamos ver claramente os propósitos de Deus se cumprindo conforme obedecíamos a Sua direção. “Eu quero continuar seguindo a Tua nuvem, Senhor... quero continuar obedecendo ao Seu compasso”. Todas as palavras pregadas foram instrumentos de Deus para gerar reconciliação, revestimento, encontro com Deus, atitude e compromisso com o Senhor. No dia em que eu preguei, em especial, estava muito triste com muitas situações. Parece que tudo aconteceu pra me deixar mais inseguro ainda. Foi incrível como Satanás tentou me parar até mesmo no momento de exposição da Palavra. Mas, como eu disse, ele foi derrotado. Naquele dia, em especial, pude ver um mover de Deus como nunca vi em nenhum evento nosso. Não apenas pela emoção que saltou aos nossos olhos, mas pela palavra que Deus me deu e pela convicção que eu tinha de que as pessoas precisavam de tudo o que aconteceu ali. Havia uma atmosfera livre que eu não consigo expressar com palavras. Foi algo intenso que Deus permitiu que vivêssemos. Sei que para muitos, não vai passar daquele dia. Mas sei que para alguns outros (poucos, quem sabe) aquele foi um dia marcante e decisivo.

Enfim. Agradeço a Deus pelo privilégio que Ele me concedeu de fazer parte de tudo isso. Agradeço a Ele porque hoje entendo certas coisas. Hoje entendo o incômodo de se fazer algo no carnaval (embora não soubesse o que seria), hoje eu entendo porque não viajei para o Canadá, pois realmente era necessário que eu estivesse aqui vivendo algumas coisas, cuidando de algumas pessoas e preparando de perto algumas coisas do Retiro. Eu agradeço a Deus porque os planos dEle são bem mais elevados do que os meus.

Deus tem me incomodado, ainda, com relação a outras questões. Temos orado e trabalhado enquanto PIB de Moça Bonita no sentido de avançarmos rumo à evangelização e conquista do bairro de Padre Miguel. Esta não é uma tarefa fácil e nem confortável. Além de um trabalho sério, árduo, com metas de curto, médio e longo prazo, sabemos que estamos lidando com um mundo de esfera espiritual e que este é nosso principal desafio. Embora me cause certa ansiedade, posso crer que Deus é quem está nesse negócio e que com Ele seremos mais que vencedores. O inimigo tenta se levantar de diversas formas. E se ele ainda não se levantou, pode ter certeza que em pouco tempo se levantará. Não é de se espantar que algumas coisas aconteçam para nos enfraquecer enquanto igreja. Mas se Deus é por nós, quem será contra nós (Romanos 8.31)? Deus tem me dado algumas direções práticas de como posso contribuir para a conquista de nossa comunidade. Oro a Deus para que continue nos fortalecendo e nos cobrindo com sua graça e misericórdia. Que Ele continue levantando a sua igreja, despertando-nos do sono para que possamos entender definitivamente o nosso propósito nesse mundo. Não estamos aqui para viver num parque de diversões, estamos em guerra!!!

Que Deus te abençoe! Volto em breve, prometo!