segunda-feira, 20 de agosto de 2007

20/08/2007 - NÃO PERCA O FOCO

Esse foi mais um final de semana repleto de bênçãos e vitórias. Muitas coisas boas têm acontecido nesses últimos dias. Posso ver muitos acontecimentos se encaixando, se completando, e a promessa do Senhor cada vez mais próxima de se concretizar. O Espírito está se movendo e eu tenho pedido a Deus discernimento para enxergar as coisas que estão acontecendo. De fato, servir a Deus é algo maravilhoso. É como viver em um filme, a gente nunca sabe exatamente o que vai acontecer, mas, como cristãos, podemos ter a certeza de que teremos um final feliz, pois somos vitoriosos. Antes de prosseguir, quero compartilhar aqui uma batalha que eu acabei de vencer agora, nesse instante. Estava disposto a chegar em casa, ligar o computador e usá-lo de maneira indevida, o que me faria pecar. Foi Deus que me permitiu escrever no blog antes, pois apenas nessas primeiras linhas o Espírito Santo me convenceu da minha intenção pecaminosa e, portanto, eu acabei de deletar do meu computador todos os arquivos que poderiam me fazer cair. É sempre assim. Quando estou caminhando no propósito do Senhor, o diabo tenta me pegar nos meus pontos fracos, e confesso que em muitas situações ele já conseguiu. Mas eu agradeço ao Senhor pelo discernimento e pela força que Ele me dá para resistir o pecado agora. Obrigado, Senhor, pois mesmo tentado o Senhor não me permitiu perder o foco. “E as lutas vêm tentando me afastar de Ti. Frieza e escuridão procuram me cegar. Mas eu não vou desistir, ajuda-me, Senhor. Eu quero permanecer contigo até o fim”.

Na quarta-feira passada o Leandro (TB) me convidou para pregar na Sexta Jovem. Aguardei a confirmação e lá estava eu. Foi uma experiência muito especial a sexta-feira passada. Eu nunca fui muito chegado a pregar porque fico sempre muito nervoso. Me bate uma sensação de “falta de conhecimento suficiente” que me intimida, sei lá. Já fui convidado umas três vezes para pregar no domingo, mas recusei os convites. Eu acho que quando for o tempo certo, Deus vai dar paz ao meu coração. Mas com relação à sexta, hoje em dia eu estou mais tranqüilo. Pedi a Deus que me desse uma palavra e Ele me deu. Foi bênção. Se a palavra não tocasse no coração de ninguém, já teria valido a pena, pois o meu já havia sido tocado desde quando eu estava preparando em casa. Tinha horas que eu parava de digitar para adorar ao Senhor. Enfim, foi uma experiência muito boa, uma palavra viva e propícia para os tempos em que estamos vivendo. Um dia, quem sabe, eu compartilhe aqui.

No sábado de manhã, fomos estudar o livro de Jeremias na casa do Igor. Mais um momento especial. Estamos estudando a vida do profeta e analisando as possíveis razões pelas quais ele deve ter relutado em obedecer prontamente o chamado do Senhor. Uma das razões foi o sentimento de incapacidade diante do desafio proposto pelo Senhor. Foi bom nos identificarmos com o profeta nesse aspecto, pois muitas vezes também nos sentimos assim diante dos desafios. Nessas reuniões, o Senhor tem nos revestido de autoridade para prosseguirmos em nosso combate. As lutas têm sido grandes, mas maiores têm sido as nossas vitórias. Também pudemos dialogar sobre nossas impressões sobre o que Deus tem feito em nosso meio enquanto PIB de Moça Bonita. Ali, o Senhor já começou a nos curar de muitas coisas que estavam guardadas dentro de nós, coisas que precisam ser saradas para que o rio de Deus flua através de nós.

Mas uma das coisas que mais me marcaram nesse final de semana foi o Entre Jovens. Ele realmente foi uma bênção! Desde o início, já sentíamos a presença de Deus através das orações. Entregamos os pedidos ao Senhor, adoramos, levantamos clamores diante de tudo o que foi colocado na reunião e isso fortaleceu o meu coração. Logo depois, Rafael deu uma palavra sobre o livro de Jeremias e compartilhou justamente aquilo que Deus tem falado ao seu coração nos estudos que temos feito aos sábados pela manhã. Eu achei interessante ele compartilhar que muitas vezes, quando desafiado a fazer algo para o Senhor, se sente incapaz, assim como o profeta. “Mas eu, Senhor?”. E eu agradeço a Deus pela vida do Rafael porque mesmo diante das suas dúvidas, Deus o usa de uma forma tremenda - ele é meu braço direito! Oro para que ele continue se apresentando ao Senhor como instrumento disponível para a Sua obra, pois capacidade mesmo nenhum de nós temos, ela vem do Senhor. Em seguida, louvamos ao Senhor sem nenhum instrumento, só no “gogó” mesmo. Depois disso, após uma brincadeira com alguns casais de namorados, Sadson e Flávia assumiram a palavra de testemunharam sobre como se conheceram, o namoro, o casamento e os dias de hoje enquanto casal. Foi interessante para todos nós ver ali um casal feliz, estruturado e no centro da vontade do Senhor. Em um mundo sem referências familiares, isso é raro. Não dá pra contar detalhes, mas como foi bom esse momento! Vale lembrar que o Entre Jovens dessa semana estava em um clima de “sala de estar” como nunca antes. Estavam todos muito à vontade. Foi o Entre Jovens mais próximo do que eu sempre sonhei. Depois de tudo isso, ficamos bastante tempo na sala conversando e comendo um lanche maravilhoso feito pela equipe de recepção. Durante esse momento, os testemunhos espontâneos sobre o Entre Jovens me edificaram muito. Confesso que em determinado momento, lutando contra minha própria carnalidade, eu precisei focar meus olhos no Senhor e declarar em alta voz: “Senhor, muito obrigado porque o SENHOR foi quem fez tudo isso. Eu não sou nada, eu não mereço nada, sem Ti eu não posso nada. Continue me capacitando e não permita que eu perca o foco”. Foi mais um encontro muito bom, glórias a Deus por isso.


Sobre o domingo, quero apenas destacar que antes do culto da noite nos reunimos como equipe de louvor para adorarmos a Deus. Eu amo esses momentos onde podemos adorá-lo com total liberdade. A presença de Deus é algo incrível. Em um momento você chora, em outro você ri, em outro você brada, eu outro você adora simplesmente com o seu silêncio. E o Senhor recebe tudo. Fomos fortalecidos para prestar culto ao Senhor com toda a igreja. Ainda assim, na hora do louvor, tive muita dificuldade porque o retorno estava péssimo. Não tem coisa pior para quem canta do que cantar sem retorno. Eu lutava conta mim mesmo para não deixar de dar o meu melhor para Deus, mesmo com toda aquela dificuldade, mas era muito difícil. Eu realmente estava muito distraído por causa desse contratempo. Mas, em tempo, as coisas melhoraram o pouco suficiente pra que eu, de fato, ministrasse o louvor. É uma luta, gente! Quando alguém me ver lá na frente apontando para a orelha, comece a interceder, rsss... Mas foi bênção, graças a Deus.

Desde semana passada eu estou me sentindo um pouco frágil no que diz respeito a amizades. Estou sentindo falta de alguns dos meus amigos. Muitas vezes eles até estão do meu lado pra lá e pra cá, mas às vezes me parece um pouco superficial. Sinto falta uma companhia mais próxima, das nossas conversas, não sei. Hoje, por exemplo, me senti um pouco mal porque percebi que não encontro em algumas pessoas o cuidado e atenção que eu dou a elas. Eu não faço nada para receber alguma coisa em troca, mas é bom quando você percebe que as pessoas se importam com você. Entretanto, preciso aprender também que cada um tem uma maneira de demonstrar isso, tenho consciência disso. Enfim, só estou registrando, tenho certeza que daqui a pouco estarei bem melhor! Aliás, só de desabafar aqui já estou melhor, hehehe...

Que Deus te dê uma semana na presença dEle. Não perca o foco. Mire nele, persiga-o.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

15/08/2007 - TEMPOS BONS NA FACULDADE

Essa tem sido uma semana de muitos afazeres na minha faculdade. Alguns trabalhos de criação têm me tomado muito tempo diante do computador, mais especificamente diante do Photoshop. Às vezes me cansa um pouco, mas eu gosto! Com tantos trabalhos, tive que dormir de ontem para hoje em Niterói, na casa do Renan. Não me canso de dizer que a experiência de conviver com ele tem sido abençoadora tanto para mim quanto para ele. Consigo perceber Deus preparando momentos muito especiais quando estamos juntos. Isso é nítido. Por enquanto estou semeando, mas tenho certeza que num futuro próximo estarei colhendo os frutos de tudo o que temos vivido. Eu creio! Renan, se você estiver lendo isso aqui, saiba que Deus ama muito você e quer fazer uma coisa linda na sua vida. Quando você experimentar isso, vai poder cantar com toda a propriedade: "Eu não poderia viver sem Ti, eu jamais teria razão em minha vida sem te encontrar e conhecer Teu grande amor. Senhor, minha vida pertence a Ti, pois é a Tua mão que me dá forças pra caminhar vivendo os Teus sonhos, andando em direção ao Teu coração, Jesus". Um abraço, meu amigo!

Hoje, durante a aula de Mercadologia IV, lemos um texto muito interessante. Ele basicamente falava da importância das modificações de estratégias das empresas, quando necessário. Valorizou a discussão, o levantamento de idéias, a importância de se inovar, arriscar e até mesmo, acredite se quiser, ter fé nas decisões e não almejar ser Deus. Eu confesso que li aquele texto pensando o tempo todo na minha igreja e vibrando! É justamente o que temos feito, pelo menos enquanto juventude. Pude me lembrar de todo o processo que vivemos, e ainda estamos vivendo, de reformulações do Entre Jovens, o recolhimento de idéias, as mudanças de estratégias, nossas arriscadas etc. É engraçado, porque percebo claramente Deus me capacitando e me revestindo de conhecimento para que eu use em prol do Seu Reino. São conhecimentos não-religiosos, mas que vão fazer uma diferença enorme na hora de trabalhar para o Senhor, ferramentas que estão sendo úteis desde agora. E eu estou sendo muito bem equipado. Você não tem idéia, por exemplo, do conhecimento e da influência que os meus professores têm nessa área de propaganda e marketing. É coisa de Rede Globo mesmo. Esse comercial que você acha tão bem bolado, com certeza passou pela mão de alguns deles. De fato, Deus está me dando do melhor dessa terra para que eu possa serví-lo com excelência. Ele me dá e eu o devolvo. Em tudo isso eu vejo a mão de Deus, pois sempre orei ao Senhor pedindo que o meu emprego fosse para honrar e glorificar o Seu nome. Mais uma vez, muito obrigado, Senhor!

Acabei de voltar de um culto maravilhoso na igreja. Desde seu início, a partir dos louvores, eu pedia a Deus para que a presença dEle fosse real no nosso meio, para que eu não saísse dali da mesma forma como entrei. Para este culto, a equipe de louvor ensaiou na segunda-feira e eu não pude estar presente. Por isso, tive a oportunidade de cultuar ao Senhor do banco mesmo. Gosto de oportunidades como essa. É um momento onde a minha única preocupação é adorar e falar com o Senhor particularmente. Cantamos um cântico traduzido do Hillsong. O refrão é assim: “Se o trovão e o mar se erguendo vêm, sobre a tempestade eu voarei. Sobre as águas Tu também és Rei. Descansarei, pois sei que és Deus”. Esse foi o cântico da noite! Como Deus usou essa mensagem para falar aos nossos corações! Eu, particularmente, entreguei todas as minhas dificuldades diante do Senhor. Ele tem me mostrado que mesmo que tudo pareça contrário, Ele permanece fiel. Mesmo depois da mensagem do Pr. David, voltamos a cantar e muitas vidas se derramaram aos pés do Senhor. Um homem foi à frente aos prantos, estava muito emocionado. Ele chamava por sua noiva que, depois, também foi à frente aos prantos. Outro homem compartilhou que estava com problemas seríssimos e que não estava conseguindo dormir por causa disso. Fomos convocados, como igreja, a orar e estender as nossas mãos para abençoá-los. Deus fez um mover tremendo naquele lugar, coisas maravilhosas que eu podia ver com meus próprios olhos. Não sei o que se passava na vida deles, mas tenho certeza que eles saíram dali cheios da paz do Senhor. Glórias a Deus! Depois do culto, Jefferson veio a mim para entregar uma palavra do Senhor para a minha vida. Creio que não apenas para mim, mas para toda a juventude e para toda a nossa igreja. Deus quer mais, bem mais de nós. Diante disso, eu só posso dizer “Eis-me aqui, Senhor”. Que Deus nos use como vasos de barro que somos para o louvor da sua glória.

Ainda depois do culto, conversei com o Sadson e com a Flávia. Quero eles no Entre Jovens desse sábado para falarem sobre relacionamento. Sugeri alguns pontos que acho importante tratar e eles ficaram de me confirmar amanhã. Espero que dê tudo certo! Com o tema acertado, já pude conversar com algumas pessoas responsáveis por elaborar o elemento de diversão da nossa reunião. Tive uma idéia que eu tenho certeza que eles vão desenvolver muito bem. Além disso, já confirmei com o Rafael de ministrar a devocional. Tenho certeza de que o próximo sábado será uma bênção.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

13/08/2007 - ISMAEL OU ISAQUE?

Estou de casa nova! O Blog da Uol estava apresentando uma série de problemas, então resolvi me mudar pra cá. O conteúdo permanece o mesmo. Até que é mais bonito né? Gostei de colocar essa foto minha grandona aí em cima, hehehe! E por falar em fotos, acho que aqui vou ficar mais à vontade para ilustrar meus posts. Enfim, que Deus continue nos abençoando através desse instrumento tão poderoso que é o blog.

O sábado foi mais um dia inteiro na presença de Deus! Meus últimos sábados têm sido ótimos! De manhã, iniciamos aquele estudo que falei há algum tempo aqui no blog. Foi maravilhoso. Alguns amigos vieram aqui em casa e, juntos, começamos a estudar o livro de Jeremias. Como Deus nos falou! Bíblias, dicionários, livros de apoio, comentários bíblicos, tudo ao nosso alcance para melhor estudarmos a Palavra do Senhor. É tremendo perceber que a Palavra de Deus é viva. Eu já tenho um carinho muito grande por essas nossas reuniões. Deus vai fazer ainda mais. A nossa comunhão também foi algo maravilhoso. O frango assado demorou, mas chegou, rs! Eu agradeço a Deus pela equipe de louvor, porque são amigos que vou carregar comigo pro resto da minha vida. Que Deus abençoe esses servos valentes. Semana que vem é na casa do Igor!

A primeira experiência do Entre Jovens em um novo formato também foi algo maravilhoso. Começamos com uma reunião de oração liderada pela Patrícia e pela Inês (promessa de Deus cumprida!). Logo em seguida, seguimos com a programação que, dessa vez, foi feita em roda e com uma constante participação de todos. Quero destacar a esquete que os meninos fizeram. Muito engraçada! Em seguida, depois de uma dinâmica com palitos de fósforo, o Igor trouxe uma palavra sobre o mercado de trabalho, especificamente sobre como elaborar um currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Todos estavam muito interessados. Se deixasse, ficaríamos a noite toda conversando, o assunto rendeu. Eu louvo a Deus porque sinto esse projeto se reerguendo e, dessa vez, com mais força. Voltei para casa muito feliz. Agradeço a Deus pela vida de cada voluntário que tem vestido a camisa. É isso aí, gente. Deus está levando nossas vidas para além do que nós podemos imaginar. Apesar de ter ouvido palavras muito duras esses dias, críticas sem cabimento, estou certo de que Deus está peneirando em nosso meio, juntando os que estão disponíveis e afastando os que não têm somado. Obrigado, Senhor.

Parece que, depois de dois meses sem compor, Deus está querendo me dar algumas músicas. Hoje, voltando para casa, cantarolei a melodia de duas novas canções. Particularmente, gosto muito desse processo de “gestação” e fico ansioso para que as músicas nasçam logo! Dessa vez, acho que estou “grávido” de gêmeos, rsrs... A última que fiz se chama “Teu tempo”. Eu a compus no dia seguinte ao término do meu último namoro. Eu ainda estava meio abalado, mas a certeza que Deus colocava no meu coração era de que Ele tinha coisas boas reservadas para mim e que eu não precisava me preocupar. A canção veio de repente, letra e música de uma vez só, sem alterações ou ajustes posteriores. Isso ministrou muito ao meu coração, porque me lembrei da história de Abraão. Abraão tinha a promessa de Deus de que seria o pai de uma grande nação. Deus daria a ele um filho. O tempo passou e, não vendo sinal do cumprimento da promessa, Abraão decidiu dar uma “mãozinha” para Deus e isso resultou em Ismael. Mas a promessa de Deus não era Ismael. As infindáveis promessas que Deus já havia feito não viriam por meio de Ismael. Deus queria provar através da vida de Abraão que Ele tinha todo o poder. Ismael era algo que estava ao alcance de Abraão. Mas a promessa de Deus estava na esfera do impossível. Deus permitiu que Abraão e sua esposa Sara alcançassem um estágio onde uma gestação dependesse exclusivamente de um milagre. Foi aí que Deus permitiu a gestação e o nascimento de Isaque – o filho da Promessa. Mas o que isso tem haver com a música? Deus permitiu que, justamente essa música que fala sobre promessas, chegasse até mim pronta! Eu não tive que fazer como outras canções que já compus. Geralmente faço letra num dia, melodia em outro, ajusto aqui, encaixo ali e isso demora um pouco, requer certo esforço e dedicação da minha parte. Mas essa eu não coloquei a mão, e senti Deus falando comigo através desse detalhe porque são assim as promessas de Deus. Deus não precisa das nossas intervenções. O nosso papel é esperar o tempo certo para que as promessas venham à luz. Esperar. Quando a gente tenta colocar a mão nas coisas que cabem a Deus manipular, atrasamos tudo. Trazemos à luz um monte de “Ismaéis”, sendo que eles não fazem parte da promessa. A promessa de Deus é Isaque. Ismael é o que a gente pode fazer, mas Isaque é o que Deus pode fazer. Ismael é o possível, mas Isaque é o impossível.

Eu não estou dizendo que se Deus prometeu a você um futuro bem sucedido, por exemplo, você não deva estudar e batalhar por isso. Muito pelo contrário. A questão está muito mais relacionada ao esperar e ao confiar. Abraão não conseguiu esperar o tempo determinado pelo Senhor para que pudesse usufruir da promessa. Por isso, foi atrás do que lhe parecia mais garantido a fim de apressar as coisas, ao invés de depositar a sua confiança exclusivamente no Senhor. Enquanto escrevo aqui, nesse momento, Deus fala muito ao meu coração. Estou passando por algumas situações onde nada posso fazer. Preciso depender exclusivamente dEle. Oro para que eu não me apresse e acabe providenciando um Ismael para saciar minha ansiedade. Eu prefiro esperar pelo Isaque e confiar que ainda que tudo pareça estéril, o Deus que prometeu pode e vai trazê-lo à luz. Eu não ia escrever sobre isso hoje, mas o Espírito Santo me moveu a fazer isso. Que Deus ministre sobre a sua vida.

Teu Tempo
Thiago Pires

Esperar em Ti, descansar em Ti
Como um filho que anseia pelo presente do Pai
Assim meus olhos estão, olhando para Ti
Aguardando o teu gesto E atento à tua voz

O que olhos não viram
E nem ouvidos ouviram
E o que jamais penetrou no coração do homem
É o que tu tens pra mim, reservado para mim
Tua promessa não falha, mas aguarda o teu tempo
Eu aguardo o teu tempo, Senhor

10/08/2007 - SEGUNDO A TUA VONTADE

Logo de manhã, caminhando para a estação de trem, orei pedindo perdão a Deus. Às vezes, sinto que faço as coisas atropelando a própria vontade do Senhor. Pedi perdão por não consultá-lo muitas vezes. Estou me referindo ao “Só para Maiores 2”. Enfim, consegui o DJ, a data, o sítio, e tudo têm caminhado muito bem, graças a Deus. Fui sincero com o Senhor e orei mais ou menos assim: “Senhor, me perdoe. Até agora tudo tem caminhado muito bem, eu tenho entendido que o Senhor está abrindo as portas, mesmo que até agora eu não o tenha consultado diretamente. Mas eu me coloco nas tuas mãos. Se não for da tua vontade, feche as portas e me dê paz de que é o Senhor mesmo que está intervindo. Eu não quero fazer nada sem a sua aprovação”. Eu acredito que foi Deus que colocou em nossos corações o desejo de realizarmos esse evento. Eu sei que, às vezes, por não se tratar de um evento com cara de culto, acabamos nos sentindo culpados achando que isso vem de nós mesmos e que não tem nada de Deus na história. Mas Deus tem me dado certeza de que tudo o que fazemos tem o seu devido lugar no “todo”. Queremos nos confraternizar como juventude e abrir um espaço para que outros jovens, que não pertencem à nossa igreja, possam se juntar a nós. Meu incômodo, creio que gerado pelo próprio Espírito, foi não ter colocado meus joelhos no chão para pedir a direção do Senhor. De qualquer forma, me redimi, pedi perdão ao Senhor e o coloquei no lugar dele – o centro. Agora sim, vamos seguir em frente porque vai ser bom demais!



Uma outra coisa que tem me incomodado é o Alternativa Jovem. O Pr. Roberto está tentando agendar um para o mês de setembro. Eu confesso que estou relutando muito, pois não concordo. O Alternativa é bom, mas sinto ele pouco eficiente. É maravilhoso cultuar ao Senhor onde quer que estejamos, dentro da igreja ou no meio da rua, mas acho que o trabalho na rua deve ser feito em moldes totalmente diferentes dos que já fizemos até agora. E isso requer tempo de oração e preparação. Enquanto isso, sou a favor que continuemos o nosso trabalho de evangelismo, enquanto juventude, mas algo mais corpo a corpo. Podemos trabalhar nas escolas de Padre Miguel (sonho com isso!) ou até mesmo através de evangelismo pessoal no Ponto Chic num domingo à noite, por exemplo. Pense no impacto! Acho que esse tipo de trabalho é mais eficiente do que se montar uma “mini-igreja” na rua para a nossa própria igreja assistir. Não estou desmerecendo tudo o que já fizemos até hoje, mas acho que temos capacidade e maturidade para avançar. Minha opinião é que ar livre deve ser feito aliado a um trabalho de ação social. Além do mais, uma equipe de louvor, por exemplo, nunca terá o mesmo impacto na rua do que um grupo de street dance, hip-hop, pantomima! Se for pra fazer, deve-se usar esse tipo de estratégia e sempre agregando outras igrejas e ministérios vizinhos. Enfim, precisamos urgentemente de uma estrutura mais sólida. Conto muito com suas orações para que Deus nos oriente com relação ao projeto Alternativa Jovem.

Estou feliz porque continuo recebendo um retorno muito legal com relação ao Entre Jovens. Hoje, me lembrei com saudades da época em que tínhamos grupos pequenos nas sextas-feiras. Como era bom! Creio que, com as novas mudanças, nossas reuniões devem se parecer muito com esses antigos grupos. A possibilidade das pessoas falarem, a interação dos jovens entre si e a própria adoração com um simples violão vão criar um ambiente muito gostoso onde só Deus sabe o que pode acontecer! Estou com uma ansiedade boa.

No final do dia estive um pouco cansado. Não fisicamente, mas acho que emocionalmente e mentalmente. Minha mãe sempre diz que eu trabalho mais com a cabeça do que com o corpo, e é verdade. E isso cansa também. Todas essas coisas, somadas a um clima de violência no lugar onde moro, acabam me estressando. Essa situação de não poder sair de casa e só ver tragédias no jornal e na televisão, é algo que me irrita profundamente. Hoje, fui cortar o cabelo e acompanhei a conversa de alguns homens sobre a situação de violência que temos enfrentado na Zona Oeste do Rio. É triste ouvir certas histórias e ainda saber que, na opinião deles, a única solução seria “mandar bala” nos criminosos. Eu confesso que tentei entender o lado deles. Pensei comigo mesmo: “Ah, Senhor, é porque eles não conhecem o Deus que pode transformar vidas, o Deus da segunda (da terceira, da quarta...) chance!”. Mas minutos depois me bateu certa incredulidade. Pensava: “É, realmente não tem jeito. Até quando as coisas vão permanecer assim?”. Não seria muito mais fácil ir para um lugar tranqüilo, sair desse ambiente de violência, abandonar tudo e viver com uma maior qualidade de vida? Sim, talvez fosse. Mas é incrível, pois sempre que eu chego nesse ponto eu sinto uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma paz enorme por estar onde eu estou. Deus precisa dos seus servos em lugares como esses para que sejam proclamadores da Palavra que liberta, que salva, que purifica, que transforma. Ainda que os tempos sejam difíceis, precisamos depender da proteção do Senhor e seguir adiante. São tantas histórias de missionários perseguidos, afrontados, ameaçados, vivendo em verdadeiros campos de batalha, lidando com a morte todos os dias. Eu creio que nós temos o remédio para a nossa cidade, para a nossa nação, e mesmo que as circunstâncias me afrontem e tentem me calar, eu não me calarei. Que você também não se esconda e não se cale jamais, querido.

Grande abraço. Sinto falta dos comentários, pois eles muito me edificam.

08/08/2007 - JUVENTUDE BOMBANDO!

Gostaria de pedir desculpas a vocês pela minha demora nas últimas atualizações. O tempo de férias passou e, com isso, outras tarefas têm ocupado o meu tempo e me impedido de escrever aqui periodicamente. Confesso que eu mesmo sinto falta, pois esse tem sido um instrumento poderoso para Deus ministrar em minha vida, me fazendo refletir sobre todos os seus feitos. Daqui a algum tempo, vai ser maravilhoso (e talvez engraçado) reler tantas coisas escritas aqui, será como ver um álbum de fotografia antigo. Sei que são registros preciosíssimos para que no futuro possamos entender muitas coisas que Deus está fazendo no nosso meio nos dias de hoje. Só peço a vocês paciência e que não deixem de continuar visitando e comentando. Tenho muitas coisas pra compartilhar!

O 4º período começou, e com ele um monte de matérias legais (e algumas chatas também, claro). Para quem não sabe, eu faço Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – na ESPM. Eu tenho agradecido a Deus pela oportunidade de estar estudando aquilo que eu gosto em um lugar tão bom. Há um tempo atrás, fiquei muito incomodado achando que estava perdendo tempo, que Deus me queria em um outro lugar. Hoje, posso entender que ali na faculdade Deus tem permitido que eu me prepare. Sempre me lembro de José. Deus permitiu que ele fosse um rapaz bem instruído, porque sabia que um dia ele precisaria de toda aquela instrução para se tornar Governador do Egito. Peço perdão ao Senhor pelos tempos em que me comportei de forma tão ingrata com relação a tudo o que Ele tem me proporcionado. Aos poucos Ele tem me dado paz de que esse é o tempo de estar ali, inclusive para dar bom testemunho aos meus amigos. Apenas uma coisa me incomoda. Hoje, por exemplo, precisei fazer uma campanha de uma cerveja. No período passado, precisei fazer de camisinhas. E você sabe como são campanhas de cervejas e camisinhas, né?! Apesar de todas terem ficado ótimas, me sinto incomodado, porque sei que meu talento não é para essas coisas. Espero que Deus me dê a oportunidade de trabalhar em um lugar onde eu não precise gastar tempo e criatividade com essas coisas. Quero usar tudo na obra dEle. E é assim que eu assisto aula, sempre pensando em como aplicar no Reino. Com certeza Deus honrará o desejo do meu coração. Meu papel agora é estudar e “photoshopar” muito, rsrs...

Estou muito feliz com o retorno das pessoas com relação à reunião que tivemos no sábado passado. Muitas pessoas já vieram conversar comigo sobre a programação, apresentando idéias, tirando dúvidas etc. É gratificante saber que muitos estão pensando no Entre Jovens durante a semana, e não apenas eu. Não vão no sábado simplesmente para assistir, mas vão fazer. Isso me dá segurança de que agora, de fato, somos um time. Um time que precisa ser trabalhado, treinado e equipado para melhor servir ao Senhor. Mas já é um ótimo começo. Nesse sábado, o Igor vai falar sobre o mercado de trabalho, como elaborar um currículo, como se portar em uma entrevista de emprego etc. Como decidimos lá no início, além de fornecer alimento espiritual para os jovens, queremos também fornecer bagagem para que eles sejam bem sucedidos em outras áreas das suas vidas. Essa palestra é a primeira de outras que estamos planejando. Como decidido na reunião, vamos fazer do Entre Jovens um encontro mais informal. Para isso, decidimos dar um tempo do período de louvor da forma como estávamos fazendo (com microfone, todos os instrumentos etc.). Vamos contar, no máximo, com um violão. A arrumação da sala deve mudar um pouco também. Isso tudo para que a reunião fique mais leve e conte com a participação de todos.

E por falar em juventude, estamos marcando para o dia 1º de setembro o “Só Para Maiores 2”, liberado para adolescentes também. Queremos que seja uma grande confraternização com toda a juventude pelo término do Agosto Jovem. A data está para ser confirmada e tudo leva a crer que será no mesmo sítio da primeira edição. Ontem e hoje estive procurando um DJ Gospel que pudesse incrementar a festa que faremos à noite, mas não tive sucesso. Ainda estou atrás de alguns contatos e aguardando algumas confirmações, por isso peço que estejam orando. Sei que, assim como na primeira edição, muitas pessoas vão contestar nossa intenção de fazer uma festa gospel, ainda mais com DJ. Com relação a isso, não me preocupo mais. O primeiro evento foi um sucesso! Ele, por si só, respondeu às críticas. Foi ali o início do trabalho que hoje realizamos com os jovens da igreja. Muitas pessoas que hoje estão conosco são frutos daquela “noitada”. Eu não tenho dúvidas de que o “Só Para Maiores 2” será uma bênção, dessa vez não só para os jovens, mas para os adolescentes também.

Estamos com idéias muito boas para o culto de encerramento do Agosto Jovem, no dia 26. Em breve vou dar informações mais concretas, por enquanto estamos apenas especulando e planejando. Esteja em oração, para que Deus nos conduza em tudo o que precisamos decidir.

Fiquem com Deus, pessoal.

04/08/2007 - UM DIA INTEIRO NA PRESENÇA DE DEUS



Raíssa, eu, Renan, Miguel e Flavinha.

Voltei! Foi muito bom passar esses últimos três dias no Recreio com meus amigos da faculdade. Gostaria de mais oportunidades como essa. Creio que em cada uma Deus acaba fazendo alguma coisa muito boa entre a gente. Eles são muito importantes pra mim. Hoje (sábado) muitas coisas aconteceram, foi um dia inteiro na presença de Deus, coisa maravilhosa!

Logo pela manhã, nos reunimos como jovens para a segunda parte da nossa reunião. Que tempo maravilhoso. Fiquei feliz porque a maioria estava presente. Antes de todo o planejamento em si, baseado na nossa visão, dei uma palavra sobre Efésios 5.18-21, os passos para sermos cheios do Espírito. Essa foi uma palavra que o Senhor meu deu há algum tempo e que eu senti necessidade de compartilhar com o grupo. Em muitos momentos senti de forma bem clara o Espírito Santo usando minha boca para falar até mesmo o que eu não tinha planejado. Depois disso, tivemos um momento breve de oração e consagração das nossas vidas ao Senhor. Interessante que esse momento de devocional e oração ocupou praticamente a metade do horário que dispusemos para a reunião. E assim continuará sendo. Avisei a todos que daqui pra frente nossas reuniões serão cultos ao Senhor e que Ele terá total liberdade para falar conosco em momentos como esse que tivemos. A parte prática também foi uma bênção. Eu acredito que daqui pra frente muitas coisas vão mudar. Tenho sentido um fôlego novo sendo soprado sobre nós. E eu continuo contando com o exército que o Senhor (e não eu) tem convocado para essa grande obra!

À tarde tivemos a consagração da Equipe de Louvor e esse talvez tenha sido o ponto mais alto do meu dia. Não desmerecendo os outros, mas foi o meu momento a sós com Deus. Enquanto adorávamos, pude fazer minhas declarações particulares ao Senhor expressando o quanto a minha vida não teria sentido se não fosse Ele em mim. Como vocês sabem, passei três dias com amigos que não conhecem Jesus. Ouvi muitas besteiras, coisas típicas de jovens que não têm Deus como o seu Senhor. Como aquilo me deixou triste! Em alguns momentos eu me sentia um peixe fora d’água diante de alguns assuntos e posturas colocadas por eles. Na consagração, enquanto orava a Deus para que a salvação alcançasse meus amigos, agradecia a Deus porque Ele havia me tirado das trevas para a sua maravilhosa luz. Hoje eu vejo que minha vida não tem sentido sem Jesus. Eu simplesmente nasci para serví-lo! Nada do que meus amigos diziam que era bom poderia me fazer feliz como o Senhor me faz. Não existe outro tipo de vida a qual eu possa me adequar. Não existe outra maneira pela qual eu possa ser feliz se não for na presença de Deus. Eu não tenho como voltar atrás diante de tudo o que Ele já fez por mim. Enquanto cantava, chorava na presença de Deus. Eu tentava imaginar onde eu estaria se não fosse a graça de Deus sobre a minha vida. E eu te digo, eu estaria muito longe. Eu seria irreconhecível para você. Estávamos totalmente livres para declarar com toda a nossa alma “Senhor, eu preciso de Ti”. Eu creio que estamos vivendo um tempo novo onde Deus, ao mesmo tempo em que quer fazer coisas maravilhosas, está encontrando pessoas disponíveis para que essa grande obra se concretize. E eu continuo dizendo “Eis-me aqui, Senhor”. Foi tremendo, marcante.



O CONADO tem sido uma bênção. Tanto ontem quanto hoje a presença de Deus foi quase que palpável. Eu gostaria de poder descrever todas as minhas impressões sobre tudo o que tem acontecido até agora, mas são coisas tão profundas que talvez eu não consiga. Hoje, em especial, senti uma atmosfera de adoração, liberdade e quebrantamento como poucas vezes senti em nossa igreja. Os bancos apertados me atrapalharam um pouco, mas não me impediram de pular e dançar enquanto adorava ao Senhor. Deus realmente tem usado a vida dos adolescentes de nossa igreja. Eu louvo muito a Deus pela vida de cada um. São servos corajosos, fortes, alegres, sempre dispostos a dar o seu melhor ao Senhor. No culto de hoje aconteceu um imprevisto. O som e a iluminação falharam e, por isso, ficamos sem microfone e na escuridão. Senti que deveria sair para orar. Nisso, encontrei alguns outros adolescentes que estavam querendo fazer o mesmo. Nos reunimos na sala de oração e juntos clamamos ao Senhor, para que Deus operasse de forma poderosa e que, independentemente se houvesse luz ou não, a Palavra ministrada alcançasse os corações e que nós não retrocedêssemos diante das dificuldades. A maturidade daqueles adolescentes edificou muito a minha vida. O melhor foi que, quando acabamos de orar, todo o problema já estava solucionado. Iluminação e microfones funcionando perfeitamente. Glória a Deus! É assim, o diabo só se levanta para cair. A mensagem, sobre perdão e reconciliação, só veio confirmar tudo o que Deus já tem me falado e você tem acompanhado aqui no blog. Presenciei jovens que não se falavam restabelecendo seus relacionamentos, adolescentes dentro e fora do templo se abraçando entre lágrimas, coisa linda de se ver! Eu poderia escrever muitos detalhes de tudo o que tem acontecido ao longo de todo esse Congresso. O importante é saber que a igreja e todos que ali visitam têm sido tremendamente abençoados durante esses dias. Que nós nunca desprezemos ou subestimemos os nossos adolescentes, pois eles são instrumentos preciosíssimos para o Senhor. Que Deus abençoe a cada um e continue fazendo desse CONADO uma marca na nossa história.

31/07/2007 - TÔ INDO PRO RECREIO... VOLTO SEXTA!

Ontem voltei a estudar. Nossa, estava ansioso já – pelo jeito só eu, rsrs. Querendo ou não, ficar em casa todo dia acordando tarde sem muita coisa pra fazer me deixa um pouco entediado, me sinto pouco produtivo e isso acaba me deprimindo um pouco. Mesmo com toda a correria da faculdade, com todo o estresse de provas e trabalhos, eu gosto. Além disso, estava com muitas saudades dos meus amigos de lá, em especial Renan, Miguel e Flavinha. Eles moram longe da minha casa e por isso a gente não tem como se ver com freqüência, a não ser na própria faculdade mesmo. Foi muuuito bom revê-los!


Olha eles aí!!! Renan, eu, Miguel e Flavinha no Outback.

Ontem também tivemos uma reunião com todo o vocal da equipe de louvor. Um bate-papo para fazer uma avaliação de como estamos e para definirmos nossos próximos passos. Como já disse aqui antes, a palavra é reconciliação. Essa foi a essência de muitas das palavras colocadas ali. Eu, mais uma vez, insisto em dizer que precisamos dar as mãos para fazer a obra de Deus. Enquanto quisermos caminhar cada um para um lado, não vamos chegar a lugar nenhum. Não adianta tentarmos fazer a obra do Senhor sem que estejamos em paz e em comunhão com o nosso irmão. O trabalho até pode, aparentemente, estar muito bom, bonito, mas perde a sua força com muita facilidade. Além de tudo, ele se torna em vão, pois Deus não se importa com a aparência, ele olha o nosso coração. Ele vê a mágoa, a inveja, a intriga, a fofoca, o desprezo, o orgulho, a vaidade e tudo mais que possa estar no nosso coração enquanto, perante outras pessoas, tentamos esboçar um semblante de adoradores. Creio que essa reunião foi a cicatrização de algumas feridas que ainda estavam abertas. Foi muito gostoso poder falar e ouvir claramente sobre algumas situações, jogar limpo. É isso que Deus espera da sua igreja! Ainda temos outras situações a acertar, algumas já estão até encaminhadas, e eu creio que é o próprio Espírito que está nos movendo nessa direção.

Enquanto estávamos na reunião, estava olhando para a Edmilce e me lembrei que preciso agendar um Entre Jovens para que ela e seu marido possam dar um testemunho. Creio que será muito edificante para todos nós. Preciso entrar em contato com ela. Ainda pensando no Entre Jovens, estou sentindo que preciso dar rumos bem específicos para os nossos encontros. Ontem Deus me incomodou muito com relação a isso. Talvez precisemos abrir mão de algumas coisas que temos feito até agora. Preciso de oração para que as coisas se confirmem. Estou muito animado com relação a tudo o que tem acontecido no meio dos jovens. Estamos em um processo de firmar alicerces, mas, ao mesmo tempo, Deus já tem nos surpreendido com idéias específicas que poderemos colocar em prática em breve. Minha oração continua sendo para que Deus levante os jovens e adultos que Ele mesmo deseja que participem dessa grande obra.

Não posso deixar de comentar que hoje, vindo de ônibus de Padre Miguel para casa, estive observando algumas coisas. Não sei explicar, mas senti um amor tão grande por aquele lugar e por aquelas pessoas! Fiquei observando as características das pessoas que vivem ali, o jeito de cada um, as ruas, as casas. São pessoas tão boas, tão simples! Embora tenham a aparência de alegres, sei que precisam muito de Jesus para que conheçam a verdadeira alegria. Creio que foi Deus que colocou esse amor e eu peço a Ele que o aumente cada dia mais. A glória de Deus precisa encher aquele lugar.

Hoje estou indo para o Recreio. Devo ficar até sexta-feira e, por isso, até lá não atualizarei o blog. Às vezes é bom respirar novos ares, dar um tempinho de internet também. Chamei meus amigos da faculdade pra ficarem esses dias lá em casa, saudades disso. O ideal é agora porque no início de aulas não temos muitas coisas para se preocupar. Pena que nesse frio não rola praia né?! Desperdício, rsrs... Mas a gente se vira no frio mesmo. Da última vez que eles foram foi bom demais!! Gostaria que você orasse, pois mesmo na descontração, Deus precisa me usar como instrumento de bênção e testemunho. Nenhum deles é crente, mas graças a Deus tenho experiências de muitas coisas boas que já aconteceram nesse sentido entre eu e eles. Minha oração é para que Deus crie boas oportunidades onde eu possa falar dEle e da Sua Palavra. Que de alguma forma eles reconheçam que existe algo diferente na minha vida e que essa diferença é Jesus.

Fiquem com Deus!

29/07/2007 - TEU AMOR RESTAUROU MINHA VIDA PRA TE ADORAR

Ai, ai! Muita bênção nesse final de semana. Sábado eu pude acordar bem tarde, como de costume nessas férias (a vida boa está acabando!). Fiz os últimos ajustes no material que utilizaria na reunião e depois fui para a igreja. A EBF estava em seu último dia e por causa dela a reunião atrasou um pouquinho. Que reunião! Fiquei muito contente com o número de jovens que atenderam ao chamado. Antes de começar, agradeci a cada um pela presença e orei para que o Senhor nos orientasse no pouco tempo que tínhamos para que pudéssemos tratar dos assuntos certos e que fôssemos guiados pelo Seu Espírito.

Gostaria de destacar a presença da Inês, uma irmã que está chegando em nossa igreja e até agora tem se mostrado muito disponível para a obra do Senhor, em especial no Ministério da Juventude. À tarde liguei para ela e pudemos ter uma ótima conversa. Realmente até agora Deus tem confirmado as coisas, eu o agradeço muito por isso. Ele mesmo tem convocado o exército! Algumas outras pessoas me deixaram muito feliz também por estarem presentes. Pessoas que há muito tempo eu gostaria que se envolvessem e parece que agora estão encontrando o seu espaço. Ao mesmo tempo em que fizemos um diagnóstico prático de como anda o trabalho com os jovens da igreja, em especial no Entre Jovens, também pudemos conversar sobre aquilo que Deus tem feito no nosso meio, na nossa igreja e em especial na juventude, e a importância de estarmos sintonizados através de um relacionamento de intimidade com Ele. A maioria teve a oportunidade de falar e expressar a sua opinião. Eu tenho sido muito encorajado por Deus a prosseguir. Ele tem colocado pessoas abençoadoras à minha volta para me dar palavras de incentivo e me apoiar nesse trabalho. Eu queria citar o nome de cada um, mas posso esquecer. Eu louvo a Deus por sua vida, por você que tem vestido a camisa e tem dito ao Senhor “eis-me aqui”. A reunião vai continuar no próximo sábado às 9h da manhã. Com mais tempo, poderemos utilizar mais o material e falar sobre coisas mais específicas. Além disso, vamos começar o nosso trabalho de intercessão e, se Deus confirmar, farei aquilo que Ele tem colocado no meu coração desde a semana passada.

O Entre Jovens foi uma bênção! O pastor Wellison M. Paula, autor do livro “PECADO; Ninguém é tão santo que não possa cair, nem tão impuro que não possa ser perdoado” nos trouxe a palavra e falou do assunto que aborda em seu livro. Na minha vida, a mensagem veio “rasgando”. Pude ver quem eu realmente sou, minha posição limitada de pecador, e ao mesmo tempo pude ser acolhido por um Deus que é grande em perdoar. Com certeza Deus falou muito aos nossos corações. Esse encontro foi marcado por Deus para cada um de nós.

Hoje foi dia de mais uma reconciliação! E essa teve um gostinho especial porque era uma que realmente eu estava precisando. A situação em que nos encontrávamos estava me fazendo muito mal. Foi bom conversar e orar juntos. A palavra de Deus é viva quando nos diz que antes de nos chegarmos a Deus precisamos acertar as nossas contas com o nosso irmão. Isso é verdade! Tudo fica bem diferente.

Foi muito bom almoçar com minha família. São poucos os momentos que temos para isso. Meu irmão é muito engraçado, rimos muito com suas histórias. Minha mãe fez uns bifes maravilhosos, hummmm... Comemos assistindo o filme “Entrando numa fria”. Cara, eu ri muito. Esse filme é muito engraçado! O que é aquela parte que ele taca a bola na cara da mulher na piscina e ela começa a sangrar?!! E a tia indo socorrer pulando na piscina de roupa e tudo? Huhauhauhauha... Eu quase engasguei de tanto rir.

Acabei de chegar do culto da noite. Que bênção! Na condução da Flávia Lopes, ministramos louvores ao Senhor. “Desenterramos” alguns cânticos do fundo do baú (hauhauhauha). Um deles tinha um ritmo de reggae muito envolvente, gostei muito! A palavra do pastor David falou muito ao meu coração. Em Ezequiel 16 ele falou sobre escolhas que fazemos nas nossas vidas. Para mim, a mensagem de hoje à noite foi uma continuação daquilo que eu ouvi no Entre Jovens, ontem. Muitas vezes escolhemos caminhos de desobediência a Deus e que nos levam ao sofrimento, à vergonha e à ruína. Foi assim com Israel. O salário do pecado é a morte. Mas, contudo, Deus não se esquece da aliança eterna que estabeleceu com cada um de nós. Mesmo diante de tamanhos erros, tamanha vergonha e sujeira em que nos encontremos, Ele nos oferece um caminho de perdão e restauração. Um caminho que está disponível para todos nós, mesmo aquele que possamos considerar o pior dos pecadores.

Preciso levar a minha vida com Deus mais a sério. Não posso mais andar pelos caminhos da desobediência. Não posso conviver com aqueles pecados que já se tornaram tão comuns no meu dia-a-dia. É hora de postura! É hora de não apenas declararmos “Senhor, eu quero ser santo como Tu és”, mas de rompermos definitivamente com o pecado e mudarmos o rumo da nossa caminhada. Existe algo muito melhor e maior do que os passageiros prazeres dessa vida. Existe uma vida plena em Jesus Cristo disponível para cada um de nós! Deus tem me confrontado muito com relação a certas áreas da minha vida em que eu simplesmente desisti. Mas a palavra que eu recebi hoje foi: “Deus quer nos restaurar nos mínimos detalhes”. Deixe que o perdão, a graça e a misericórdia do Senhor cubram a sua vida e te restaurem.

27/07/2007 - A PALAVRA É RECONCILIAÇÃO

Estava assistindo agora pouco na televisão uma mulher falando com saudades do irmão que foi assassinado. Fiquei pensando, imaginando o quanto ela, hoje, gostaria de reviver um simples momento onde pudesse abraçar o seu irmão, ficar um pouquinho com ele, escutar a sua voz. Às vezes vivemos a nossa vida pensando que vamos durar pra sempre, que somos eternos. Achamos que sempre vamos ter tempo lá na frente. Adiamos muitas coisas. A verdade é que a gente não sabe o dia de amanhã. Creio que, principalmente nas nossas relações pessoais, devemos viver como se o amanhã não existisse. Adiar um caso mal resolvido, por exemplo, pode gerar problemas futuros bem piores. Deixar de incentivar ou alertar alguém também pode ser prejudicial. Entretanto, acredito que não há coisa pior do que sentir saudades de alguém que nunca mais voltará. Por isso, abrace, beije, diga “eu te amo”, mostre que alguém é importante para você, peça desculpas, perdoe. Invista tempo ao lado das pessoas que você ama e que amam você. Faça isso hoje. Não se arrependa amanhã do que você poderia ter feito hoje – a dor pode ser terrível. O mesmo eu penso sobre aquelas pessoas que tem adiado um verdadeiro encontro com o Senhor Jesus. Aproveite enquanto é tempo. Entregue a sua vida ao Senhor, Ele quer começar algo lindo ao seu lado a partir de hoje. Não importa como você está, entregue-se a Ele. A nossa vida é curta. A Palavra diz que os homens “(...) são como a relva que brota ao amanhecer; germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca” (Salmo 90.5,6). Vamos gastar o nosso curto tempo aqui na terra amando-nos uns aos outros e, principalmente, entregando as nossas vidas ao Senhor!

Boa noite, Brasil! Hauhauhauhauhauhau!

Desculpem meus devaneios, mas creio que Deus pode falar aos corações de muitas pessoas através deles, por isso que os coloco aqui. Nesta semana fiquei muito ansioso por causa da reunião que acontecerá amanhã com os jovens. Como eu disse, tem sido muito bom preparar o material e pensar em cada coisa que vai ser feita ali. Deus tem ministrado muito ao meu coração. Uma coisa muito forte que veio ao meu coração foi a palavra reconciliação. Tenho sentido que o inimigo tem tentado minar as nossas vidas com pequenas coisas que, aos poucos, vão destruindo a nossa unidade como igreja. E isso tem nos prejudicado muito! Se quisermos avançar, antes precisamos dar as mãos. Não por acaso, nesta semana tive duas experiências de reconciliação (e creio que até a reunião terei uma terceira). E sei que preciso restabelecer algumas outras alianças que estão quebradas e estremecidas. Eu creio de coração que é por aí, gente. Pra completar esse pensamento, senti de Deus algo que preciso fazer nesta reunião. Estou orando muito por isso. Se realmente acontecer, com certeza escreverei a experiência aqui em breve.

Hoje fui à EBF que está sendo realizada na minha igreja. Para quem não sabe, minha mãe (Cátia Pires) é Ministra das Crianças e está coordenando todo esse trabalho. Foi lindo chegar à igreja e ver tantas crianças, acho que mais de 400! Lembrei-me da época em que trabalhava no ministério junto com minha mãe. Deu um pouco de saudades. O tema desse ano é “Jesus, mais que ouro”, remetendo aos jogos do PAN. Não aconteceu nada de extraordinário, em si, mas através da simplicidade das crianças e do empenho de toda a equipe de professores, fui muito encorajado e edificado. Foi emocionante a palavra que minha mãe deu a cada voluntário no final do dia, algo assim: “Se ninguém vier te agradecer, te dar um abraço ou disser que você foi importante, creia que, com certeza, aos olhos de Deus cada esforço seu não passou em branco. Um dia ele vai te agradecer e te recompensar de uma maneira que só Ele pode fazer!”. Que Deus abençoe esse ministério, a cada voluntário e a cada criança que entrou e ainda vai entrar por aqueles portões. Que as sementes lançadas germinem e dêem frutos para a honra e glória do nosso Senhor!


O culto da noite (Sexta Jovem) foi tremendo. Deus tem usado muito a vida do Jônatas, eu louvo a Deus por isso. Hoje eu conheci a música que ele fez para o CONADO. Linda! Não vejo a hora de cantá-la com a igreja (rs)! No início, custei a fitar meus olhos no Senhor. Outras coisas passavam pela minha mente. Não acho que eu seja o único a passar por isso. Com certeza acontece uma grande batalha quando prestamos culto de Deus. A falta de concentração, o olhar crítico, conversas paralelas, preocupações externas, tudo isso tenta nos cegar e nos sufocar, muitas vezes de uma forma brutal, eu diria. Nessas horas precisamos nos esforçar e invocar o nome de Jesus pra que ele nos dê forças. Graças a Deus eu consegui e pude entregar a Deus o meu melhor. Que Deus abençoe todo o ministério dos adolescentes. Vocês são bênçãos!

Creio que amanhã poderei contar vitórias que o Senhor mesmo nos dará. Não deixe de escrever seu comentário porque ele muito me edifica e me incentiva a continuar com esse blog. Assim como talvez seja bom para você lê-lo, para mim também é abençoador ler os seus comentários. Que Deus nos abençoe!

24/07/2007 - EU TENHO A MARCA DA PROMESSA!

Decidi começar a semana modificando algumas coisas em mim pro meu próprio bem. Desde domingo Deus tem trabalhado na minha vida me dando mais paciência e amor pelas pessoas que estão à minha volta. Tenho um temperamento que às vezes me faz cobrar dos outros os mesmos pensamentos que eu tenho, o meu ritmo de se pensar e realizar as coisas. Quando não é assim, fico preocupado e ansioso. Mas a vida não funciona dessa maneira. Dou graças a Deus pela sabedoria que Ele tem me dado em administrar minhas limitações.

Estou bem envolvido na preparação de um material de apoio para a reunião com os jovens no próximo sábado. Esse material vai nos ajudar a entender a importância do nosso trabalho e de cada função dentro do todo. Às vezes acho que a reunião será pequena pra tantos assuntos, mas Deus vai nos orientar. Ele já tem falado muito comigo. Eu espero que realmente outros sejam despertados na mesma visão para que possamos unir nossas forças e fazer muito mais do que aquilo que temos feito até agora.

Desde segunda estou indo para a faculdade ouvindo música e Deus tem ministrado ao meu coração. Têm crentes que perguntam que mal há em ouvir música secular. É uma questão tão simples! Não é que exista algum mal em ouvir música secular, mas quando você ouve uma música que é a própria Palavra de Deus cantada, você ouve a voz de Deus, Ele fala ao seu coração, te fortalece, te enche de alegria, de ânimo, revela seus segredos ou até mesmo te exorta, mostrando sua real condição. Já me peguei fechando os olhos e quase erguendo as minhas mãos dentro de um trem ou ônibus, enquanto ouvia música. Sou eu falando com Deus e Deus falando comigo. Por que eu vou ouvir alguma coisa que é diferente disso? Pra que perder o meu tempo com algo tão seco? Já faz muito tempo que não sinto prazer algum em ouvir música secular. Pra falar a verdade, muitas até me irritam. Hoje, ouvi uma música que falou muito ao meu coração: Marca da Promessa, do Ministério Trazendo a Arca.

"Se tentam destruir-me, zombando da minha fé
E até tramam contra mim
Querem entulhar meus poços, querem frustrar meus sonhos
E me fazer desistir

Mas quem vai apagar o selo que há em mim
A marca da promessa que Ele me fez?
E quem vai me impedir, se decidido estou?
Pois quem me prometeu é fiel pra cumprir

O meu Deus nunca falhará, eu sei que chegará minha vez
Minha sorte Ele mudará diante dos meus olhos"

Estive pensando na letra dessa música de uma perspectiva da igreja de Cristo. Temos a garantia de que somos vitoriosos e de que as portas do inferno não prevalecerão contra nós! Deus libera promessas para o seu povo e vela para que as possa cumprir (Jr 1.12). Diante disso, posso crer que em tudo o que fazemos, em cada semente lançada, Deus está trabalhando. Ainda que neste mundo venham as perseguições, as aparentes derrotas, a zombaria, ainda assim podemos descansar na fidelidade do Senhor. Por intermédio de Jesus Cristo, como igreja do Senhor, temos poder para lutar e vencer.

Meu querido, se você está trabalhando na obra do Senhor, eu quero te dizer uma coisa: não desista! Talvez você esteja chorando, pensando em desistir, se sentindo incompreendido. Quem sabe você não tem encontrado apoio na sua liderança ou entre os seus liderados. Creio que essa palavra chegará até pastores! Seja qual for a situação, você carrega a marca da promessa e não há quem possa apagá-la de você. Seja fortalecido. Receba do sopro de vida sobre o seu ministério e sobre a sua igreja, levante em nome de Jesus! Cada uma de suas lágrimas está regando as sementes que você tem lançado. No tempo determinado elas hão de germinar e dar frutos! “(...) Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (I Co 15.58)

Que o Deus das incomparáveis promessas nos abençoe, nos fortaleça e nos capacite!

22/07/2007 - ENTRE LUTAS E VITÓRIAS

Ontem realizamos o Entre Jovens com o menor número de pessoas desde que ele começou. Algumas pessoas muito importantes para mim e para a execução do trabalho não estavam presentes. Não posso esconder que tudo isso me desestabilizou um pouco. Justamente numa época em que estou com tantos planos, numa fase em que Deus tem colocado em mim tanto dos Seus sonhos, se deparar com uma situação dessas não é tão fácil na prática. Mas em tudo a gente aprende. Logo no início, falei sobre a importância de adorarmos e servirmos a Deus em qualquer circunstância. Eu estava falando para mim mesmo! Antes do período de louvor começar, fomos levados a orar pelas pessoas que não estavam ali. Impusemos nossas mãos em direção à porta e oramos por aqueles que estavam em casa desanimados, desmotivados, para que a glória e a presença do Senhor os alcançassem também naquela noite. Tudo o que fizemos antes de começarmos o louvor serviu para preparar o ambiente e varrer dali outros sentimentos que pudessem nos impedir de entregarmos a Deus o nosso melhor.



Mas o que me surpreendeu mesmo foi a mensagem trazida pelo Pr. Roberto. Baseado em uma experiência pessoal, ele enfatizou que fazer a obra do Senhor dá trabalho (e como dá, rs). Lemos João 15, que fala sobre a importância de se dar frutos e uma coisa me chamou muito a atenção: precisamos morrer para que possamos dar frutos (Jô 12.24; Rom 7.4). Que palavra! Quando falamos de morte, falamos de renúncia, abrir mão, sujeitar-nos à vontade de Deus. Isso significa que eu não posso dar frutos se eu ainda estiver preocupado com a minha vida, com os meus interesses, com o meu conforto. Não podemos ter a nossa vida como preciosa a nós mesmos. É preciso um sacrifício da nossa vontade, dos nossos desejos, dos nossos sentimentos enganosos, do nosso lugar tranqüilo, a fim de que possamos, de fato, sermos árvores que dão bons frutos. Essa palavra foi reconfortante pra mim, porque é nesse lugar de morte que eu muitas vezes me encontro. Apesar de ser um lugar de dor, é um lugar onde aprendemos a depender exclusivamente do Senhor. Se é preciso morrer para que venham os frutos, eu posso crer que mais cedo ou mais tarde eles virão! Terminamos convocando os jovens para uma reunião de oração e planejamento no próximo sábado. Já estou orando para que essa reunião seja um recomeço para cada um de nós!

Por desânimo e vontade própria, resolvi não ir à igreja pela manhã. Confesso que me arrependi depois. Minha mãe falou muito bem do culto e da palavra ministrada pelo Pr. Marcos Salomé. Ainda estava muito triste e abatido pelo sábado e com algumas pessoas também. Infelizmente deixei as circunstâncias falarem mais alto. Deus sonda e conhece aquilo que se passa no meu coração. Pedi perdão a Ele.

Mas Deus é perfeito! Agora eu estou com vontade de chamá-lo de Papai! Sabe quando um pai sabe exatamente o que é melhor para o seu filho? Parece que Deus sabia o que eu estava sentindo desde ontem e no culto de hoje à noite resolveu me presentear. Chegando na igreja, me deparei com o Igor e com a Geraldinha do lado de fora. A mãe do Igor não estava passando bem e eles estavam indo embora para dar assistência. Com tudo isso, duas músicas que ensaiamos ficaram comprometidas (músicas que dependiam do Igor) – olha aí a interferência do Espírito Santo, como no domingo passado. Mal cheguei e já subi ao altar para ministrar o louvor. Estava um pouco agitado, mas ao mesmo tempo em paz. Não sei por que, mas eu tremia muito enquanto cantava. Acho que é porque eu estou há mais de um mês sem ministrar louvor lá na igreja, bateu certo nervosismo. Foi engraçado que eu decidia as próximas músicas ali na hora e informava para o instrumental. Mas o que foi muito bom é que a igreja estava muito livre, muito participativa e receptiva aos louvores e às ministrações. Você não sabe o quanto sou edificado em ver a igreja adorando ao Senhor! Definitivamente, não eram pra ser os cânticos que tínhamos ensaiado. Eram pra ser aqueles! Enquanto eu cantava, eu orava ao Senhor: “Ah, Papai, você é demais! Obrigado por me dar o privilégio de, junto com o teu povo, te adorar e celebrar o Teu nome com liberdade!”. Além disso, o batismo das crianças foi um momento emocionante. Muitas daquelas crianças foram meus aluninhos de culto infantil! Como me abençoou vê-las testemunhando do que Deus fez na vida delas. Como aprendemos com a simplicidade das crianças. Foi especial não apenas para mim, mas para toda a igreja. Um dos batismos mais emocionantes e marcantes que já tivemos!

Eu andei muito desestimulado e desacreditado de muitas coisas com relação à minha igreja. Diante disso, como resposta de Deus acho que eu não precisava de muito, nada além do que Ele me deu no domingo à noite. Foi suficiente para eu entender que Deus é DEUS e sabe de todas as coisas e tem o controle de todo o universo em Suas mãos.

Mesmo com os altos e baixos dessa vida, que você tenha uma semana abençoada! Nunca se esqueça que Deus é Soberano, Grande, Poderoso, Rei do universo. Quando vier a tristeza, invoque o nome de Jesus, declare as Suas virtudes, as Suas maravilhas, os Seus grandes feitos. Com certeza você não permanecerá o mesmo.

20/07/2007 - LEVA-ME DE VOLTA AO MEU PRIMEIRO AMOR | DIA DO AMIGO

Ontem, estava conversando com a Raquel justamente sobre o desânimo que muitas vezes nos assola quando estamos prestes a avançar no propósito determinado por Deus, como falei no post anterior. Como o inimigo investe em nós! Pude liberar palavras de encorajamento sobre a vida dela. Durante a conversa, Deus começou a me mostrar a importância das nossas motivações. Deus não quer os nossos sacrifícios, ele quer nosso coração. Não podemos cair no erro de nos atolarmos de afazeres sem sabermos por que e para quem estamos fazendo.

Preste atenção. Em Apocalipse 2.2-5, Deus fala à igreja de Éfeso. Esta era uma igreja que praticava as boas obras, exercia bem seu ministério e inclusive não se deixava levar por vãs doutrinas. Que tipo de repreensão uma igreja como esta poderia receber de Deus? Pois recebeu, porque o Senhor não vê como nós vemos, ele olha o coração. Na igreja de Éfeso, outras coisas passaram a ocupar o lugar que antes era exclusivamente do Senhor. Eles perderam o primeiro amor. Quando o foco não está em Jesus, somos movidos por outras coisas. Com isso, enfraquecemos facilmente; desagradamos a Deus. De nada adiantam nossas boas obras e todo o nosso esforço. Tenho pedido a Deus que, a começar em mim, possamos ser movidos pelo amor e pela paixão que temos por Jesus e Seu sacrifício na Cruz. Não quero servir a Deus simplesmente pelo prazer que sinto em fazer o que gosto, ou para me sentir útil, ou para ocupar o meu tempo. Isso são motivações erradas. Quero estar apaixonado, movido por um amor incontrolável pelo Senhor Jesus e por aquilo que Ele fez por mim. Eu me arrependo, Senhor, daquele momento em que meu coração se desviou, quando eu me esqueci de que tudo o que eu faço é por Ti e para Ti. Leva-me de volta ao meu primeiro amor!




Hoje a equipe de louvor ministrou na igreja Metodista de Padre Miguel. É sempre bom visitar outras igrejas, principalmente as que nos cercam. Ali não tinha batista, metodista, ali se reuniu a igreja de Cristo! É maravilhoso quando essas barreiras caem por terra. Foi uma experiência maravilhosa! Estávamos praticamente com todo o grupo. Durante a ministração, senti uma liberdade que poucas vezes senti ministrando. A atmosfera do culto estava muito boa, as pessoas estavam muito receptíveis. Algumas coisas me chamaram a atenção e alegraram o meu coração. Sou edificado quando vejo pessoas transbordando na adoração e oferecendo o seu melhor ao Senhor - não apenas dizendo que estão alegres, mas expressando com o seu corpo e com a sua voz essa alegria, por exemplo. Em determinado momento, Deus me levou a ministrar sobre os vales de ossos secos. Enquanto as pessoas adoravam espontaneamente, senti como se o Espírito estivesse soprando sobre nós. Definitivamente, eu não sei a dimensão do que estava acontecendo, apenas fui levado a soprar, soprar e soprar, como se um fôlego vindo do Trono de Deus estivesse sendo liberado sobre nós. Foram momentos maravilhosos. Creio que é apenas um pouco daquilo que Deus tem reservado para nós. Logo depois, a mensagem trazida pelo Pr. Robson falou muito ao meu coração (João 15.15). Ele falou sobre a importância da nossa amizade com Deus e de como Ele é um amigo que nunca falha. Terminamos o culto orando com as pessoas que estavam ao nosso lado e isso, particularmente, me emocionou muito. Não por acaso, estava ao lado do Rafael e do Fábio, grandes amigos-irmãos que Deus colocou no meu caminho.



Quero aproveitar o dia do amigo para agradecer a Deus pelos grandes amigos que Ele colocou e tem colocado na minha vida. Eu me lembro de uma época em que eu vivia muito angustiado porque não tinha amigos. Parece que foi ontem quando eu fiz uma oração durante um culto em Moça Bonita. Uma oração simples, entre lágrimas. Eu pedi a Deus que me desse algum amigo, pois eu não suportaria mais viver sozinho. Deus ouviu a minha oração e me deu muitos. Hoje eu tenho não apenas amigos, mas irmãos, pessoas que são extensão da minha família. Não existem palavras que possam expressar o quanto vocês são especiais para mim. Não há homenagem que possa traduzir o que eu sinto em tê-los na minha vida. Amo muito vocês! Obrigado, Senhor, eu te agradeço por tua fidelidade.

Se hoje você chora, chore no colo do Senhor. Ele enxuga as suas lágrimas e derrama sobre a sua vida infinitamente mais, além de tudo aquilo que você possa pedir ou pensar. Confie em Deus, descanse nele.

18/07/2007 - DIGA AOS FILHOS DE ISRAEL QUE MARCHEM!




Antes de tudo, quero manifestar aqui minha tristeza com relação ao acidente da TAM em São Paulo, no Aeroporto de Congonhas na noite de ontem. Quando cheguei em casa e vi a notícia, fiquei perplexo com a tragédia. É estranho pensar que eu saí de casa para ir à faculdade no mesmo horário em que o vôo partiu de Porto Alegre. Eu voltei para casa vivo, mas aquelas 176 pessoas não. Como a vida é frágil e passageira! “(...) não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece” (Tiago 4.14). Não há palavras para esse momento, nada que diminua a dor da perda repentina, dor essa que não posso mensurar. São 176 histórias diferentes. Que o Deus de paz e de consolo possa confortar os corações dos familiares e amigos de cada vítima.

Estou animado com um grupo de estudo bíblico que devemos iniciar, em breve. A idéia foi do Léo e, conversando com outras pessoas, achamos interessante que as reuniões fossem nas casas de algumas pessoas. Acho isso tão importante! Fico pensando em como o meu estudo sobre o livro de Jeremias, por exemplo, seria mais produtivo se fosse feito em conjunto. Espero que não demoremos a colocar a idéia em prática. Vai ser ótimo para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual.

Estou sentindo que estamos em um tempo de reformas, em vários aspectos. Eu não quero me precipitar em dizer nada, mas essa é uma impressão forte que estou tendo. Por conseqüência disso, tenho observado o inimigo tentando investir contra nossas vidas nos fazendo estagnar ou até mesmo recuar. É muito sério isso. Se observarmos, quando estamos prestes a avançar, parece que muitas coisas se colocam à nossa frente para nos impedir. Deus havia libertado o seu povo do Egito. Eles estavam caminhando em liberdade, mas durante essa jornada aconteceram algumas coisas que fizeram aquele povo parar e, muitas vezes, desejarem recuar, voltar para o lugar de onde Deus os havia tirado. Foi assim diante do Mar Vermelho, foi assim no deserto. Hoje li um livro que dizia: Quando Deus está para fazer grandes coisas, Ele encontra alguém de quem ele possa fazer. Tenho sentido Deus orientando minha vida em uma direção onde grandes coisas podem vir a acontecer. Eu não quero recuar. Eu não quero voltar para o lugar de onde fui tirado, mas quero ser levado para onde o vento do Espírito me soprar. Avance você também! Certamente que haverá muitos obstáculos, mas não se preocupe com o Mar Vermelho. Obedeça ao Senhor: marche!

Ontem passei de ônibus pelo Ponto Chic (Pe. Miguel) e, não por acaso, vi duas igrejas lotadas: Ministério Creia e Nova Vida. Deus me incomodou demais! Comecei a imaginar como seria o “Alternativa Jovem”, por exemplo, se outras igrejas estivessem empenhadas em todas as áreas como louvor, pregação, evangelismo, intercessão, ação social, brincadeiras para as crianças etc. Precisamos urgentemente nos unir para um trabalho como esse no bairro de Padre Miguel. E que caiam as barreiras denominacionais, o preconceito, o orgulho e todas as demais diferenças, a fim de que como um só corpo possamos levantar uma só bandeira: a bandeira da Salvação de Cristo Jesus.

Hoje liguei para a Edmilce, uma irmã lá da igreja que faz parte do nosso Ministério de Louvor. Ela tem um grande testemunho do que Deus fez na sua vida em um momento de muita dor. Em breve contarei aqui do que se trata. O que importa é que eu a convidei para testemunhar no Entre Jovens desse próximo sábado. Ela gostou muito do convite e ficou de me dar a resposta amanhã de manhã. Não sei se ela terá possibilidade de estar conosco nesse sábado, mas com certeza aceitará o convite em uma outra oportunidade, o que já é uma bênção! Vamos aguardar e orar. De qualquer forma, estou feliz pelo retorno do Entre Jovens, depois de duas semanas de “descanso”. As reuniões têm sido edificantes semana após semana. É milagre seguido de milagre! Tenho pedido a Deus que me capacite na condução desse trabalho e coloque pessoas segundo a Sua vontade para vestirem essa camisa.

Bem, por hoje é só. Que Deus te abençoe abundantemente! Não se esqueça de deixar seu comentário.

16/07/2007 - RESPONSABILIDADE, MILAGRES E ACUSAÇÕES

Eu pretendia não ir ao culto no domingo pela manhã, pois estava muito cansado. Nem coloquei o relógio pra despertar. Mas Deus me acordou! Ele sabia que eu precisava estar na igreja para ouvir tudo o que eu ouvi. A mensagem, de cunho missionário, foi ministrada pelo Pr. Marcos Grava. Chamou minha atenção o fato de que a igreja tem perdido muitas oportunidades de exercer seu papel neste mundo. Ele citou algumas dessas oportunidades perdidas. Além disso, enfatizou a importância de se fazer missões indo, orando e contribuindo. Deus falou muito ao meu coração. Temos feito tão pouco, temos orado tão pouco e temos contribuído tão pouco. Ainda estamos muito aquém daquilo que o mundo tem requerido de nós. Estamos adormecidos diante da urgência que nos cerca. Particularmente, Deus tem falado algumas coisas ao meu coração. Algumas coisas que preciso colocar em prática o quanto antes!

No culto da noite aconteceram alguns imprevistos muito oportunos. Coisas do Espírito Santo. Sem querer, nós da equipe precipitamos um cântico em determinado momento. Creio que foi de Deus isso. Após o cântico, o Pr. David antecipou o momento de derramamento e foi uma bênção. Outro imprevisto foi o solo da Priscila. Ela disse que o playback não estava pegando e que iria cantar a capela mesmo. Foi lindo, porque o Fábio a acompanhou no piano e a igreja pôde cantar junto com ela. É sempre maravilhoso poder experimentar a vontade soberana de Deus, que é perfeita e agradável, bem melhor do que a nossa. “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55.9).

Hoje de manhã conversei um pouco com a Talita, pelo telefone. Para quem não conhece, Talita é uma quase-irmã nossa! No dia 12 de junho ela e seu namorado sofreram um acidente de carro terrível. A notícia que eu recebi pelo telefone foi mais ou menos assim: “Talita está muito mal, está correndo risco de vida, os médicos disseram que só um milagre pode salvá-la. Vai operar a cabeça daqui a pouco”. Foi muito duro acordar naquela manhã com essa notícia. Mesmo abalado eu clamei pelo Senhor. Se realmente era preciso um milagre, eu sirvo a um Deus de milagres! Um mês depois, Talita está em casa, recuperada e fora de perigo. Conversou muito comigo e testemunhou o quanto esse acidente serviu para a sua vida e para a vida dos médicos e pacientes que estiveram ao seu redor durante todo esse período. Depois de todas as cirurgias que fez, está em recuperação e em breve sei que poderá testemunhar a outras pessoas do milagre que Deus operou em sua vida.

Algumas coisas me entristeceram hoje no início da tarde. Acusações malignas. Com isso, perguntas do tipo “Até quando, Senhor?” vieram à minha mente. Por isso eu quero aproveitar e registrar aqui uma coisa. Não quero parecer um super-herói para você que lê esse blog. Sempre que escrevo, tento ser o mais transparente possível para que eu não pareça um “santarrão” ou uma pessoa que só tem vitórias pra contar. Agora, por exemplo, eu estou muito triste e decepcionado com algumas coisas, inclusive comigo mesmo. Mas até nesses momentos Deus ministra ao meu coração. Ele me diz: “a minha graça te basta”. Eu não sou e nunca serei perfeito. Enquanto estiver preso neste corpo e vivendo neste mundo, estarei sujeito à tristeza, aos tropeços e por aí vai. Para você que me acha uma bênção, eu quero dizer que vivo pela misericórdia do Senhor, se não fosse essa misericórdia eu estaria perdido. Mas eu louvo e sirvo a um Deus que nunca precisou de pessoas perfeitas para manifestar o seu poder. “(...) porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (...)” (II Cor 12.9). Embora um pouco abatido, a Palavra de Deus tem me sustentado e me confrontado para que eu possa vencer esses momentos e aprender com eles. A você que se sente da mesma forma, que está caído, que tem sofrido acusações, que está com vergonha das pessoas e do próprio Deus, seja fortalecido pelo Senhor agora em nome de Jesus!

Um bom início de semana pra todos vocês e, mais uma vez, muito obrigado pelos comentários que tanto têm me incentivado e me abençoado!

14/07/2007 - AS CONSEQÜÊNCIAS DO EIS-ME AQUI

Fui à igreja na sexta-feira para ministrar o louvor na cerimônia de formatura do ICER. Apesar de cansado fisicamente, pude ouvir palavras muito especiais e que vem de encontro a tudo o que Deus tem ministrado ao meu coração. Além disso, foi maravilhoso ver mais uma vez pessoas que têm se preparado para a obra do Senhor. Um dos preletores falou sobre Ananias, na passagem de Atos 9. Quando o Senhor chamou Ananias, sua resposta foi “Eis-me aqui”. A partir daí Deus pôde usar sua vida. Deus o enviaria para abençoar a vida de Saulo – que se tornaria Paulo. Ainda que temeroso, pois Saulo era um perseguidor, Ananias creu nas palavras do Senhor que diziam “Vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios”. A reflexão girou em torno da resposta de Ananias “Eis-me aqui”. Quando nos apresentamos diante do Senhor, precisamos estar dispostos a enfrentar situações desconfortáveis e temíveis. Além disso, Deus colocará diante de nós pessoas que, aos nossos olhos, são muito difíceis, mas que podem se tornar bênçãos para toda a humanidade – como Paulo foi.

Durante a madrugada de sexta para sábado, Deus me deu uma estratégia para utilizar no ensaio para o Alternativa Jovem. Pesquisei reportagens e fotos sobre a violência no Rio de Janeiro. Senti que precisava relembrar aos componentes da equipe sobre a situação em que nós estamos vivendo e, portanto, a urgência de nos levantarmos para proclamarmos a paz de Cristo. Confesso que foi muito doloroso, principalmente quando pesquisei algumas fotos na internet sobre a favela do Alemão. A situação realmente está caótica. Meu coração apertava. Creio que esse é o sentimento que o Espírito quer e precisa gerar no coração da igreja nos dias de hoje, pois é a nossa indiferença a causa da nossa omissão.

Pela manhã, tivemos um momento muito gostoso no ensaio. Depois da reflexão baseada nos recortes de reportagens e de um momento de oração, ensaiamos as músicas da noite em um clima bem leve. O ensaio foi bem produtivo. Preciso destacar que a música “Tua presença” ficou linda! Em uma das vezes em que a ensaiamos, pude ver todo o grupo adorando ao Senhor totalmente livre das preocupações típicas de ensaio. Amo ver os instrumentistas se entregando por completo. A atmosfera estava perfeita, eu tive vontade de chorar, mas me contive. Mesmo que não a cantássemos à noite, acho que já teria valido a pena. Além disso, ensaiamos “Vitória na Cruz” e “Tempo de Festa” – que ficou melhor ainda com algumas modificações que fizemos. Depois do almoço continuamos o ensaio, dessa vez para o culto de domingo.



À noite, quando cheguei ao local do Alternativa Jovem, fiquei preocupado com os atrasos na montagem da estrutura e do som. Tivemos muitos problemas técnicos. Na praça, uma ameaça de curto circuito ficou fazendo um barulho muito estranho. Enquanto algumas pessoas tentavam resolver, orei ao Senhor para que nenhum mal nos acontecesse ali. Graças a Deus passou. O som também nos deu muitos problemas – aliás, conversando à tarde com o Igor, decidimos que em breve vamos fazer uma campanha para restaurar a nossa estrutura. Apesar disso, as coisas fluíram. Assumi o microfone e dei início à programação. Confesso que me esforcei muito para não me distrair, pois o som ficou muito ruim quando começamos o louvor. Era difícil fazer cara de que não estava acontecendo nada, rsrs. Mesmo assim deixei Deus cuidar da situação e usar as pessoas que estavam ali responsáveis por isso. Com o tempo foi melhorando. Grande Robson!


Muitos grupos de oração foram se levantando ao longo do evento. Era maravilhoso ver rodinhas de intercessão antes e durante toda a programação. O Pr. Roberto nos trouxe uma palavra sobre a paz e a segurança que o Senhor pode nos dar. Em seguida, e caminhando para o término da programação, o Pr. David Baeta orou intercedendo pelo bairro de Padre Miguel (gostei de vê-lo na programação).


Confesso que estou no início de um aprendizado muito importante para a minha vida: preciso depositar as minhas expectativas no Senhor, porque Ele nunca falha. As coisas materiais falham, as pessoas falham, mas o nosso Deus não falha. Ele é fiel. Por isso minha expectativa deve estar nele. Como escrito em II Co 5:7, nós não andamos por vista. Não podemos ser guiados pelo que nossos olhos podem ver ou pelo que nosso coração enganoso nos diz. Precisamos caminhar pela fé. Mesmo com todos os contratempos que enfrentamos antes e durante a programação, posso descansar na promessa de que a Palavra de Deus nunca volta vazia. Fizemos tudo o que poderíamos fazer. É claro que queremos fazer mais - muito mais - mas a batalha de hoje foi vencida. Antes de sair de casa, dei uma suspirada em voz alta e disse “seja o que Deus quiser”. E creio que foi como Deus quis. Que venham as próximas batalhas, Senhor. Batalha nunca é fácil, mas uma vez que eu disse “Eis-me aqui”, eu quero estar pronto para enfrentar o que for por amor a Ti. E em Ti eu sou mais que vencedor.

13/07/2007 - TUA PRESENÇA FAZ TODA A DIFERENÇA

Ontem eu estava naqueles dias em que você não quer sair de casa, sabe? Não estava com vontade de ver ninguém, nem de falar com ninguém, nem de ler nada e nem escrever nada. Estava um pouco melancólico. Acordei bem tarde, comi, terminei de fazer a parte visual da EBF (a logo e alguns cartazes) e logo fui pra cama de novo. Além disso, minha garganta estava muito oscilante. Esses dias ela tem melhorado, piorado, melhorado, piorado. E pra completar esse meu dia "mais ou menos" o Felipe aprendeu três acordes no violão e ficou aqui arranhando isso a tarde inteira. Como me irritou, rs! Três infindáveis acordes!

Dei a volta por cima, saí de casa e fui com o Bruno pra casa do Fábio (Coxinha), pois era aniversário dele. Dei uma passadinha lá porque não poderia ficar durante a noite, já que tinha aniversário da minha irmã na pizzaria. Aliás, quero aqui fazer um protesto contra a Império D’Itália, porque eu paguei rodízio e só comi quatro pedaços de pizza - um absurdo! Depois disso fomos eu, Bruno e Rafael lá pro Recreio. Passamos a noite lá. Com o teclado e o violão à nossa disposição, cantamos alguns louvores, foi muito legal. É sempre muito engraçado quando estamos juntos. Amo vocês, amigos, estava com saudades!

Hoje tive um sonho muito especial. Sonhei que estava em um culto da nossa igreja. O culto estava diferente. A presença e a unção de Deus estavam muito fortes. O Pastor estava diferente, com uma ousadia que poucas vezes vi. Havia muita cura, libertação, as pessoas se derramavam na presença de Deus. Ouviam-se brados de louvor, choro de arrependimento, enfim. Eu não sei explicar, mas a atmosfera estava diferente. Eu ficava tão surpreso que ia lá fora chamar as pessoas para verem aquilo. Acordei feliz. Que assim seja, Senhor!

Hoje de manhã, estava ouvindo a música “Tua presença” e me senti incomodado para incluí-la na lista dos cânticos do Alternativa Jovem. Eu já estava pensando nisso, mas hoje foi mais forte. Engraçado que o Bruno e o Rafael comentaram que lembraram dela durante essa semana também. Creio que não é por acaso. Para que a paz de Deus alcance nosso bairro e nossa cidade, ela precisa antes nos alcançar como pessoa. E essa paz nós temos quando estamos na presença de Deus. Assim, não importa o exterior, não importam as circunstâncias. Na presença de Deus até a tristeza salta de alegria (Jó 41.22)! Creio que ali vamos não apenas lançar palavras de bênçãos sobre o bairro de Padre Miguel, mas também abençoar cada um individualmente para que mesmo diante das adversidades deste mundo, recebam da paz e da segurança que somente Jesus pode nos dar.

Senti “fome” espiritual agora. Ontem e hoje não li a Bíblia e não dei continuidade ao meu estudo sobre Jeremias. Poxa, tem sido tão bom. É assim, o inimigo está sempre ao nosso derredor tentando nos distrair (e destruir). Quero continuar os meus estudos, pois sei que Deus está abençoando não só a mim, mas a cada um de vocês que têm acompanhado esse blog. Fico muito feliz em ver aqui outras pessoas sendo estimuladas a mergulharem na Palavra de Deus. É isso aí, gente, não vamos desanimar. Deus tem muito, muito mais a nos falar.

Bem, amanhã é um dia de grandes lutas e maiores vitórias! Quero voltar aqui para contar as bênçãos. Esteja com a gente amanhã (14/07) no Alternativa Jovem, que vai acontecer na rua Figueiredo Camargo, em frente a Kibon, a partir das 19h. Ore por cada um de nós. Que Deus nos abençoe!

11/07/2007 - MINISTRANDO PAZ EM MEIO À GUERRA

Ontem à noite, antes de dormir, tive duas conversas muito edificantes com relação à equipe de louvor. Primeiro conversei com o Igor. Contei pra ele o motivo da minha tristeza de domingo. Conversamos um pouco. As palavras dele, como sempre, foram muito sábias e edificantes pra mim. O Igor é um amigo muito especial, um líder que admiro muito, um servo de Deus que tenho como exemplo. Mesmo aparentemente relutante contra muitas de suas palavras, pensei muito em tudo o que ele me disse. Depois conversei com a Rebeca. Engraçado que ela puxou o mesmo assunto. A conversa com o Igor amadureceu os meus pensamentos para que eu pudesse ter uma boa conversa com ela depois. Observamos que Deus está fazendo algo muito lindo no nosso meio e que somos parte disso. Embora o centro da vontade de Deus muitas vezes não seja um lugar nada confortável, esse mesmo lugar se torna irresistível para aqueles que têm conviccção do seu chamado.

Eu, mais uma vez, me lembro de Jeremias. Deus sempre o empurrava em uma direção onde ele se sentia mal, pois era ridicularizado, perseguido etc. Os caminhos que o profeta andava eram muito difíceis. E Jeremias não apenas sentia vontade de reclamar, como reclamava, por isso é conhecido como "profeta chorão". Embora não recebesse uma resposta do Senhor, Jeremias o amava e, portanto, o obedecia. Jeremias confiou e isso foi suficiente para que ele pudesse seguir adiante. "Bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está" (Jr. 11.7). Creio que o Espírito Santo tem despertado um a um ali na equipe. E tem nos equipado. Eu te louvo, Senhor, pelo privilégio de fazer parte dos seus sonhos!

Hoje foi aniversário da minha irmã, aqui em casa. Alguns amigos dela vieram, foi uma farra boa! A maioria eram os adolescentes lá da igreja. Fiquei supreso em ver o Arlan se voluntariando para orar, antes do almoço! Depois, conversando com alguns deles, ouvi uma coisa muito linda da Lívia. Lívia é uma menina-mulher (rsrs) de 12 anos que eu vi nascer, amiga da Carol e de todos nós aqui em casa. Até hoje me lembro dela no carrinho de bebê. Hoje ela me disse que tem vontade de fazer seminário. Eu fiquei muito feliz! Gente, que menina de 12 anos hoje em dia mostra interesse em fazer seminário? É, Deus, levanta os "Jeremias" da nossa geração, hehehe. Sei que assim como ela, Deus tem levantado outros bem cedo, pois Ele tem pressa. Deus te abençoe, Lívia, continue sendo essa bênção, pois Deus ainda vai fazer muito através da sua vida. "(...) Não digas: Eu sou uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, dirás" (Jr. 1.7).



Hoje liguei para o Pr. Roberto para ter mais notícias sobre o Alternativa Jovem. Ele me falou sobre algumas participações e alguns detalhes sobre a estrutura. Precisamos orar para que não chova! Lembrei que, ainda que esteja em cima, precisamos divulgar o trabalho em outras igrejas convocando outros irmãos para que estejam ali conosco nos apoiando. Com relação à roupa da equipe, apoiou que fôssemos de branco - fechado!

No finalzinho da tarde aconteceu uma coisa muito chata. Meu avô foi assaltado aqui perto de casa, levaram o carro, os documentos, o dinheiro e mais alguns de seus pertences. É a terceira vez que ele passa por uma situação dessa. Ele disse que os bandidos estavam muito agitados e que em todo momento ameaçavam matá-lo. Eles roubaram vários carros para invadir uma favela. Minutos depois ouviram-se os tiros da guerra. Graças a Deus nada de ruim aconteceu com meu avô, ele está bem, apesar de todo o prejuízo material. Esse tipo de situação me deixa um pouco revoltado. Como podem ser tão cruéis e insensíveis! Meu avô, um senhor de idade já, não deveria estar passando por isso. Amanhã é aniversário dele e ele vai passar o dia todo resolvendo as coisas na delegacia e correndo atrás de novos documentos - que presente! Tenho pedido a Deus pra não me fazer desistir ou duvidar de que a paz é possível, pois às vezes me pego pensando "não tem jeito". Sei que a solução está em Jesus Cristo, mas também sei que a cada dia o homem vai estar menos disposto a se voltar para Ele. Ministrar paz no sábado vai ser só pela fé mesmo. Ainda assim, não podemos nos calar e nos esconder.

Estou dormindo com o coração um pouco apertado por causa disso tudo. Mas o nosso Deus está no controle de todas as coisas. Que o Deus da paz nos projeta desse mundo tão mau.

10/07/2007 - VOLTANDO ÀS ORIGENS... A PALAVRA DE DEUS.

Uau! Estou muito feliz com o número de visitas e com cada comentário deixado aqui no blog desde ontem. Obrigado, gente, vocês me abençoam muito. Esse espaço é de vocês também, meus amigos e irmãos. Não deixem de continuar visitando e comentando.

Hoje acordei rindo com o Rafael pelo telefone, rssss... Ai, ai, esse moleque é um comédia!

Acordei, sentei no computador e ajudei meu irmão a elaborar os cartazes e panfletos do IV CONADO, Congresso dos Adolescentes, que deve acontecer no início de agosto. O tema é "O Grande Segredo". No domingo eu tinha conversado com alguns adolescentes e sugeri seguirmos uma linha do tipo mapas, bússola, papel envelhecido e por aí vai. Acho que vai ser isso mesmo. Felipe não pára de queimar papel aqui em casa, rsrs. Ontem me sugeriram que fizéssemos uma coisa mais jovem, mais colorida e menos antiga. Hoje eu fiquei buscando alguma justificativa para essa temática “envelhecida” e acho que ela não veio por acaso.

De fato, nos dias de hoje, o que o mundo precisa é olhar pra trás, voltar às origens, se voltar para aquilo que talvez considerem antigo e ultrapassado. Os adolescentes e jovens precisam da Palavra de Deus em sua essência. O evangelho de Cristo é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16). É ela que gera vida, transformação. Hoje em dia tem muita coisa colorida sendo oferecida a nós, coisas bonitas por fora, mas sem conteúdo algum. Então acho que esse seja o grande segredo: se voltar para aquilo que nos dias de hoje nos parece velho, porque é esse caminho que nos levará aos tesouros.

Engraçado como isso se encaixa perfeitamente a tudo o que eu tenho lido sobre o profeta Jeremias. A mensagem dele não era fácil de ser pregada. O povo não estava disposto a se voltar para Deus de forma genuína e se arrepender de seus pecados. Estavam contentes e satisfeitos com seus sacrifícios hipócritas e, por causa disso, sofreriam as conseqüências da sua desobediência. Ainda assim, Jeremias pregava a Palavra, doesse a quem doesse.

Hoje fiquei preocupado com o Alternativa Jovem que vai acontecer no sábado. Queria estar mais envolvido em oração, nos ensaios e nos preparativos durante essa semana, mas esse curso de férias que estou fazendo comprometeu as minhas noites. Mesmo assim estou certo de que será bom. O Pr. Roberto deu uma palavra muito boa no domingo sobre a violência que tem cercado Padre Miguel e a importância da igreja se levantar para agir. Primeiro pensei da equipe de louvor se vestir de azul, como água que brota na terra seca, mas acho que seria mais propício que estivéssemos de branco representando a paz. Preciso conversar com o pessoal sobre isso. Enquanto escrevo, ouço muitos tiros aqui perto de casa. De fato, nossa sociedade tem clamado por paz e nós, que conhecemos a paz que excede a todo entendimento, não podemos ficar de boca fechada.



Última Alternativa Jovem realizada na Figueiredo Camargo. Faz tempo!

Fiquei feliz porque soube que na próxima quinta-feira não terei aula à noite. Isso vai me possibilitar ir à pizzaria comemorar o aniversário da minha irmã Carol. Eu tava chateado por não poder ir. Cheguei em casa agora de noite dando a notícia a ela.

Até mais, pessoal. Deus abençoe vocês.